Menu
Menu
Busca quinta, 15 de maio de 2025
TJMS Intinerante Maio25
Saúde

Corpos de vítimas da Covid só podem ser exumados após 5 anos

Sesau publicou uma resolução com foco na segurança dos trabalhadores e na proteção da saúde pública

27 dezembro 2024 - 09h12Vinícius Santos

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) publicou uma resolução nesta sexta-feira (27) detalhando orientações para a execução de exumações de cadáveres no contexto da pandemia de Covid-19. O documento, assinado pela secretária Rosana Leite de Melo, estabelece normas para garantir a segurança dos profissionais envolvidos e prevenir riscos sanitários.

Entre as recomendações, a resolução determina que a exumação de corpos só deve ser realizada após o prazo mínimo de cinco anos da data do óbito, exceto em casos de crianças até seis anos, onde o prazo é reduzido para dois anos. A medida visa assegurar a completa decomposição do corpo, conforme a legislação vigente.

Procedimentos e Equipamentos de Segurança
As exumações devem ser conduzidas com extrema cautela, especialmente ao manipular urnas funerárias e materiais impermeáveis que envolvem os cadáveres. Caso o corpo ainda não esteja totalmente decomposto, ele deve ser devolvido à sepultura, com nova tentativa de exumação no prazo estipulado.

Os trabalhadores responsáveis pelo processo devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo máscaras PFF2 ou N95, luvas nitrílicas, óculos de proteção, aventais impermeáveis e botas de PVC. Além disso, é recomendado que os profissionais estejam com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 e outras vacinas do Programa Nacional de Imunização.

Translado e Descarte de Resíduos
O transporte dos restos mortais exumados deve ser feito em urnas apropriadas, respeitando as normas sanitárias. Para traslados intermunicipais, interestaduais ou internacionais, é necessário seguir as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quanto ao descarte de resíduos gerados durante o procedimento, a resolução exige que sejam seguidas as normas do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), com ênfase no descarte seguro de materiais perfurocortantes, máscaras, aventais e luvas.

Flexibilidade e Revisão
A resolução prevê exceções em casos de interesse público ou determinações judiciais, desde que autorizadas pela autoridade sanitária. Além disso, as orientações podem ser revisadas com base em novas evidências científicas sobre a viabilidade viral post mortem.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sede da Anvisa
Saúde
Anvisa proíbe a venda e fabricação da 'Metbala', gummy com tadalafila
O termo foi assinado após uma reunião binacional realizada no último mês
Saúde
Governo de MS, em parceria com o Paraguai, irá mapear a saúde na área de fronteira
Vacinação contra a gripe tem novo local até as 22h nesta terça-feira
Saúde
Vacinação contra a gripe tem novo local até as 22h nesta terça-feira
Vacina será incluída pelo Ministério da Saúde
Saúde
Governo de MS libera vacinação contra gripe para todos os públicos
Campo Grande já imunizou mais de 168 mil pessoas contra a Influenza
Saúde
Campo Grande já imunizou mais de 168 mil pessoas contra a Influenza
Vacinação aconteceu no Dia D, na mobilização nacional
Saúde
Drive-thru da vacinação contra influenza imunizou mais de 2 mil pessoas na Capital
Hospital do Amor oferece mamografias gratuitas em shopping da Capital
Saúde
Hospital do Amor oferece mamografias gratuitas em shopping da Capital
Amanhã é o Dia Mundial da Doação de Leite Humano
Saúde
Dia Mundial da Doação de Leite Humano: HRMS fará roda de conversa para comemorar a data
No 'D' de vacinação, mais de 5,1 mil campo-grandenses foram imunizados contra a Influenza
Saúde
No 'D' de vacinação, mais de 5,1 mil campo-grandenses foram imunizados contra a Influenza
Governo de MS faz campanha de vacinação em presídios do estado
Saúde
Governo de MS faz campanha de vacinação em presídios do estado

Mais Lidas

Gabriel foi atingido por vários tiros
Justiça
Dupla é julgada por execução em guerra do tráfico na Moreninha
JD1TV: Influencer grava a própria morte ao ser baleada durante ao vivo na internet
Polícia
JD1TV: Influencer grava a própria morte ao ser baleada durante ao vivo na internet
Gabriel foi atingido por vários tiros
Justiça
Dupla pega mais de 48 anos de prisão por execução na guerra do tráfico na Moreninha
Homem manda foto da ex morta para o atual dela: 'Você é o próximo, porque ela já foi'
Polícia
Homem manda foto da ex morta para o atual dela: 'Você é o próximo, porque ela já foi'