O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem intensificado o acesso à cirurgia bariátrica no Estado, com foco na ampliação das consultas e procedimentos.
A medida busca atender à crescente demanda e garantir a segurança dos pacientes, sempre em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde.
Desde 2023, novas unidades hospitalares passaram a realizar as cirurgias bariátricas, proporcionando maior cobertura para os sul-mato-grossenses. O Hospital Regional Magid Thome, em Três Lagoas, foi o primeiro a se consolidar como referência pela Regulação Estadual.
Até o momento, a unidade já registrou 196 consultas realizadas e 25 cirurgias bariátricas concluídas com sucesso.
Em 2024, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, também iniciou os atendimentos, reforçando a capacidade do estado em suprir a demanda crescente.
Nos primeiros três meses do ano, a unidade agendou 40 primeiras consultas e programou 19 cirurgias bariátricas.
Até o momento, o Programa MS Saúde contabiliza 416 agendamentos de primeira consulta e 23 cirurgias bariátricas programadas.
Outras unidades também têm se destacado, como o Hospital Adventista do Pênfigo, que registrou 406 consultas agendadas e 20 cirurgias realizadas, e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, que já contabiliza 10 consultas e 3 cirurgias agendadas.
A SES enfatiza que, apesar da ampliação do acesso, a triagem para a cirurgia bariátrica é realizada de forma rigorosa, seguindo critérios médicos e clínicos definidos, como o índice de massa corporal (IMC) e as comorbidades associadas.
A seleção cuidadosa visa garantir a indicação correta do procedimento e aumentar as chances de sucesso no tratamento a longo prazo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se mantém em estágio de alerta em relação a casos gripais

Saúde e Bem-Estar destaca prevenção ao câncer colorretal

TJ mantêm liminar que determina promoção de servidores odontologistas

Ministério Público vai acompanhar estrutura das UBSs em Novo Horizonte do Sul

MPF investiga falta de remédios para presos que engoliram droga em Corumbá

Médico de MS explica o que é câncer colorretal, que vitimou Preta Gil

Capital tem plantão de vacinação contra a gripe neste sábado

Agora é lei: Lula sanciona texto que reconhece fibromialgia como deficiência no Brasil

MP investiga falta de segurança em unidades de saúde de Campo Grande
