Menu
Menu
Busca domingo, 25 de maio de 2025
Saúde

Governo de MS amplia acesso à cirurgia bariátrica no Estado

A medida busca atender à demanda e garantir a segurança dos pacientes

02 janeiro 2025 - 17h26Carla Andréa, com Governo de MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem intensificado o acesso à cirurgia bariátrica no Estado, com foco na ampliação das consultas e procedimentos.

A medida busca atender à crescente demanda e garantir a segurança dos pacientes, sempre em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Desde 2023, novas unidades hospitalares passaram a realizar as cirurgias bariátricas, proporcionando maior cobertura para os sul-mato-grossenses. O Hospital Regional Magid Thome, em Três Lagoas, foi o primeiro a se consolidar como referência pela Regulação Estadual.

Até o momento, a unidade já registrou 196 consultas realizadas e 25 cirurgias bariátricas concluídas com sucesso.

Em 2024, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, também iniciou os atendimentos, reforçando a capacidade do estado em suprir a demanda crescente.

Nos primeiros três meses do ano, a unidade agendou 40 primeiras consultas e programou 19 cirurgias bariátricas.

Até o momento, o Programa MS Saúde contabiliza 416 agendamentos de primeira consulta e 23 cirurgias bariátricas programadas.

Outras unidades também têm se destacado, como o Hospital Adventista do Pênfigo, que registrou 406 consultas agendadas e 20 cirurgias realizadas, e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, que já contabiliza 10 consultas e 3 cirurgias agendadas.

A SES enfatiza que, apesar da ampliação do acesso, a triagem para a cirurgia bariátrica é realizada de forma rigorosa, seguindo critérios médicos e clínicos definidos, como o índice de massa corporal (IMC) e as comorbidades associadas.

A seleção cuidadosa visa garantir a indicação correta do procedimento e aumentar as chances de sucesso no tratamento a longo prazo.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Gov Dengue Maio25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Santa Casa da Capital
Saúde
Santa Casa de Campo Grande fecha prontos-socorros do hospital
Ação é para aumentar a cobertura vacinal
Saúde
Vacinação contra gripe será realizada em shopping da Capital neste fim de semana
Vacina contra gripe está disponível em 20 unidades de saúde
Saúde
Ministério da Saúde recomenda que MS amplie vacinação contra a gripe
Saúde e Bem-Estar aborda da fé e espiritualidade para a qualidade de vida
Saúde
Saúde e Bem-Estar aborda da fé e espiritualidade para a qualidade de vida
Hospital São Julião
Saúde
São Julião recebe os primeiros pacientes em leitos abertos pelo governo de MS
MS faz teleconsultoria para agilizar diagnóstico e tratamento de câncer bucal
Saúde
MS faz teleconsultoria para agilizar diagnóstico e tratamento de câncer bucal
Pacientes entre 16 e 18 anos passam a seguir os mesmos critérios dos adultos
Saúde
Cirurgia bariátrica é ampliada para adolescentes a partir de 14 anos
 Brasil e Angola assinam Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde
Saúde
Programa leva aprendizes angolanos ao Hospital Universitário em Dourados
Hamilton Carli -
Geral
Morre desembargador aposentado Hamilton Carli em Campo Grande
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Mato Grosso do Sul já registrou mais de 4 mil casos confirmados de dengue em 2025

Mais Lidas

Movimentação policial é grande no local
Polícia
JD1TV AGORA: PM aposentado e neto morrem em tiroteio na Moreninha
Vítimas morreram dentro do imóvel
Polícia
Veja quem é o PM aposentado morto a tiros ao defender o neto na Moreninha
Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em acidente no Vespasiano Martins
Samuel de Abreu Carvalho -
Polícia
Polícia finaliza investigação sobre assassinato no Tiradentes sem identificar suspeitos