Um homem de 63 anos teve o pênis amputado após passar uma semana com ele ereto. A rigidez era sintoma de um raro tipo de metástase de um câncer renal.
Segundo relato dos médicos da Universidade de Udayana, da Indonésia, o homem sentia dores intensas no pênis quando chegou ao hospital e o sangue retido no órgão já não circulava, o que obrigou a realização da amputação total. O caso foi publicado no Urology Case Reports em julho deste ano.
O homem havia descoberto que tinha um grave caso de câncer renal duas semanas antes de sofrer o priapismo, termo médico para designar qualquer ereção que dure mais de quatro horas.
Médicos tentaram salvar o pênis – Os médicos tentaram aspirar o sangue acumulado no pênis e também aplicaram injeções para reverter a rigidez do órgão, mas os métodos não funcionaram. Como a saúde do paciente poderia ser comprometida, a decisão foi pela amputação.
A biópsia realizada no órgão após a retirada mostrou que as células cancerosas do rim haviam ido parar no pênis e se infiltrado nos corpos cavernosos e esponjosos do órgão, o que comprometeu o tecido do órgão sexual.
Após a cirurgia, o homem começou um tratamento rádio e quimioterápico para tentar conter o avanço do câncer renal. Após três meses, o corpo dele já havia cicatrizado e o sistema urinário não estava comprometido.
Segundo a equipe médica, a associação entre o câncer renal e o câncer de pênis é pouco conhecida da medicina. “Estudos relacionados a metástases renais, principalmente entre testículos e pênis, ainda são escassos”, apontaram os urologistas que atenderam o caso.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave estão em queda, diz Fiocruz

Especialista discute câncer de boca e lesões orais no Saúde e Bem-Estar desta sexta

SUS vai oferecer novos tratamentos para endometriose

MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário

MS recebe 34 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar atenção básica

Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado

MS apresenta queda na incidência de vírus respiratório; país ainda sofre

Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal
