No mês de conscientização da população sobre o câncer colorretal, o gastroenterologista Dr. Justiniano Vavas, alertou durante o programa Saúde e Bem-Estar com Plácido Menezes, sobre a doença silenciosa e quais os indicativos para a realização de um exame de colonoscopia.
O câncer compromete especificamente o intestino grosso, um dos segmentos do aparelho digestivo. “Na grande maioria os pacientes são totalmente assintomáticos, então devem seguir um protocolo de indicação para a colonoscopia, igual exames como preventivo e mamografia, sem esperar sintomas para procurar tratamento diagnostico”.
Alguns dos sinais de alerta são de casos que estão ligados a histórico familiar. “Basta que na sua árvore genealógica tenha uma pessoa com câncer de intestino ou de reto e você automaticamente está convocado para fazer colonoscopia”, pontuou. Além disso, após os 45 anos, é recomendado uma colonoscopia obrigatória uma vez ao ano.
Sangramento proveniente do trato digestivo (fezes), mudança brusca no hábito intestinal e diarreia também podem ser sinais de alerta. Entre as causas multifatoriais, estão elencadas a obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, consumo de carnes e tabagismo. Entenda:
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo de MS decreta estado de Alerta Zoossanitário para gripe aviária

Viajantes de fora não precisam mais apresentar comprovante de vacinação de Covid

Capital tem mutirão de vacinação em atacadista e unidades de saúde

JD1TV: Retinopatia diabética pode causar cegueira irreversível; entenda

AO VIVO: Rodrigo Wiltgen fala sobre especificidades das cirurgias oftalmológicas

Ministério da Saúde reforça que enfermeiros podem implantar DIU em mulheres

MS registra a 27ª morte por dengue em 2023

Oftalmologista, Rodrigo Wiltgen estará no Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira

AO VIVO: Câmara Municipal abre para vacinação nesta quinta
