O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (24 de janeiro de 2024), a criação de um Grupo de Trabalho dedicado à medicina indígena. A iniciativa tem como objetivo desenvolver uma proposta para a implementação de um programa que utilize medicinas indígenas no âmbito do SasiSUS (Subsistema de Atenção à Saúde Indígena).
Conforme o documento oficial, o grupo terá a responsabilidade de reunir documentos e informações de órgãos que atuam na promoção da saúde das comunidades indígenas. Além disso, deverá organizar propostas de planos e ações relacionadas ao tema, prestando apoio técnico para a implementação das medidas aprovadas no SasiSUS.
O Grupo de Trabalho de Medicinas Indígenas (GT/MI) será composto por dois representantes de diferentes áreas técnicas da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), sendo um deles do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena (DAPSI), que também assumirá a coordenação. Os demais representantes serão do Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena (DEAMB), da Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento da Informação, da Avaliação e do Monitoramento da Saúde Indígena (CGCOIM), da Coordenação-Geral de Participação Social na Saúde Indígena (CGPSI) e do Gabinete da SESAI.
O GT/MI terá um prazo de 12 meses, a partir da data de publicação da Portaria, para concluir suas atividades, podendo ser prorrogado por igual período. Durante esse período, o grupo poderá convidar representantes de diferentes unidades do Ministério da Saúde, governos estrangeiros, órgãos públicos e privados, organizações não governamentais e especialistas para participar das discussões, visando à troca de experiências e à elaboração de propostas.
A íntegra da portaria pode ser acessada no Diário Oficial da União (clique aqui)
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com mais de 300 casos de Aids no ano, MS reforça prevenção e cuidado no 'Dezembro Vermelho'

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS

SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets

Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares

Gestantes já podem se vacinar contra bronquiolite em sete postos da Capital


SESAI/MS - (Foto: Ilustrativa/LUIS C N OLIVEIRA)




