Mato Grosso do Sul está com toda a rede de saúde estruturada para iniciar a vacinação contra a bronquiolite em gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O imunizante, que será disponibilizado pelo SUS ainda neste mês, faz parte da estratégia nacional para combater o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), responsável por 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos. O país receberá 1,8 milhão de doses para atender o público-alvo.
Segundo a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, o treinamento das equipes e o alinhamento com os municípios garantem que toda a rede opere com fluxo definido, promovendo segurança e eficiência na distribuição e aplicação. A expectativa é vacinar 100% das gestantes a partir da 28ª semana.
“O alinhamento prévio com as equipes municipais permite que toda a rede opere com fluxo definido, garantindo segurança e eficiência na distribuição e aplicação. A rede está organizada para garantir que cada gestante receba a dose no tempo certo”, afirma a secretária-adjunta.
A SES concluiu a capacitação de profissionais e o detalhamento dos fluxos de atendimento, incluindo verificação da idade gestacional, organização das salas de vacinação, registro adequado das doses e priorização no pré-natal. Segundo o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o Estado está pronto para iniciar a aplicação assim que as doses chegarem.
A vacinação na gestação é considerada estratégica porque os anticorpos passam da mãe para o bebê pela placenta, garantindo proteção desde o nascimento, período em que a criança é mais vulnerável às infecções respiratórias. A medida também ajuda a reduzir surtos sazonais e a pressão sobre as emergências pediátricas, prevenindo internações e complicações graves nos primeiros meses de vida.
A recomendação é aplicar a dose a partir da 28ª semana de gestação, garantindo transferência máxima de anticorpos e proteção contínua até o nascimento.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS

SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets

Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares

Gestantes já podem se vacinar contra bronquiolite em sete postos da Capital

Vacina contra bronquiolite chega amanhã e ficará disponível para gestantes na Capital

MS receberá mais de 10 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório

OMS recomenda uso de 'canetas emagrecedoras' no tratamento da obesidade

Prefeitura de Campo Grande pode ser multada por não abrir UPA-VET 24h

Mato Grosso do Sul recebe 39 novos equipamentos para melhorar Rede Hemosul


A vacinação na gestação é considerada estratégica (Foto: Agência Brasil)



