Menu
Menu
Busca quarta, 09 de julho de 2025
Saúde

Na Capital, casos notificados de Dengue registram queda pelo terceiro mês

Conforme dados da Sesau, no último trimestre houve redução gradativa de 80% no número de casos

13 setembro 2023 - 15h21Brenda Leitte

Pelo terceiro mês seguido, os casos notificados de Dengue - doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti - tiveram redução em Campo Grande. Os números positivos resultam das diversas ações que vêm sendo adotadas pelo Capital para o controle da doença.

Conforme boletim da Gerência Técnica de Endemias do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), no último trimestre houve redução gradativa de mais de 80% no número de casos notificados, se comparado com o mês anterior. Em maio deste ano, foram notificados 2.927 casos da doença, enquanto nos meses de junho, julho e agosto foram 683, 529 e 448 notificações, respectivamente.

De 1º de janeiro ao dia 12 de setembro, foram notificados ao todo 15.025 casos de dengue e 6 óbitos provocados pela doença em Campo Grande. No mesmo período, foram notificados 65 casos de Zika e 146 de Chikungunya.

Apesar do cenário de estabilidade, a Sesau reforça o alerta à população para a importância de manter as medidas de prevenção e combate ao mosquito. O secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, destacou que a redução nos casos é resultado de um esforço conjunto, no combate a essa doença tão preocupante, e reitera a necessidade dos cuidados permanentes.

“Mesmo os números sendo positivos, não podemos baixar a guarda. A prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti devem continuar sendo uma prioridade. São ações simples, mas extremamente eficazes, como eliminar os criadouros do mosquito em nossas casas e quintais, evitar o acúmulo de água parada, manter as caixas d’água bem fechadas e utilizar telas nas janelas”, ressaltou ele.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário
Atendimento médico
Saúde
MS recebe 34 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar atenção básica
Hospital Universitário de Campo Grande
Saúde
Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado
Vírus Influenza
Saúde
MS apresenta queda na incidência de vírus respiratório; país ainda sofre
Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal
Justiça
Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal
Viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
Interior
Ministério Público investiga funcionamento inadequado do SAMU em Sidrolândia
Casos de Dengue aumentam no Brasil
Saúde
MS tem 6.796 casos de Dengue confirmados em 2025
Bandeira do Suriname
Saúde
Suriname se torna primeiro país amazônico livre da malária, diz OMS
Fachada do hospital
Cidade
Hospital El Kadri pagará R$ 147 mil em multa e deverá corrigir falhas estruturais
Vacina contra meningite
Saúde
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

Mais Lidas

Vítima tentou atravessar a pista, mas foi atingida
Polícia
Mulher morre atropelada na Avenida Afonso Pena
O caso aconteceu na manhã de hoje
Polícia
Adolescente invade escola armado com faca e mata criança de 9 anos
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
Polícia
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
O caso aconteceu em Campo Grande
Cidade
Lanche com escargot? Campo-grandense recebe lanche com caramujo de restaurante no Caiobá