Profissionais com registro no Brasil inscritos na segunda chamada do Programa Mais Médicos devem se apresentar a partir de hoje (7) aos municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo vai até a próxima quinta-feira (10).
Médicos que decidirem não comparecer mais às atividades devem informar ao município onde trabalharia, que fica encarregado de comunicar a desistência ao governo federal.
Segundo o Ministério da Saúde, candidatos que desistirem dos postos terão as vagas colocadas de volta ao edital do Mais Médicos. O sistema será atualizado com as vagas disponíveis para os profissionais formados no exterior.
A previsão é que a lista de médicos brasileiros homologados que deram início às atividades seja publicada no próximo dia 14.
A seleção
O ministério lançou, desde novembro, editais para a substituição de 8.517 cubanos que atuavam em 2.824 municípios e 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Inicialmente, concorreram apenas médicos brasileiros com registro no país. Um novo edital, em andamento, seleciona também profissionais formados no exterior.
Novo ministro
Ao assumir o comando da pasta, o médico Luiz Henrique Mandetta disse, na última quarta-feira (2), que pretende revisar o Mais Médicos e rebateu a afirmação de que faltam profissionais no Brasil. Segundo ele, o país conta com aproximadamente 320 faculdades de medicina e 26 mil médicos graduados em 2018, com previsão de aumento desse contingente em 10% ao ano até chegar a 35 mil profissionais formados.
“Quem forma essa quantidade toda de profissionais? Muitos deles endividados pelo Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e muitos formados em escola pública. Não temos uma proposta ou política de indução para que eles venham para o sistema público de saúde.”
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Último dia: drive-thru da vacina contra gripe atende até às 19h deste domingo

Últimos dias: drive-thru de vacinação contra Influenza segue até domingo em Campo Grande

Ministério Público investiga dívida de R$ 197 milhões da Saúde de Campo Grande

Lei garante atendimento a crianças e adolescentes em saúde mental no SUS

Evento no Humap destaca valorização e cuidado com profissionais do Serviço Social

Nova lei garante atendimento de saúde mental a crianças e adolescentes no SUS

Fiocruz vai produzir remédio de alto custo contra esclerose para o SUS

Vacina contra cepa do ebola na África pode demorar até 9 meses

Continente africano tem 139 mortes suspeitas em surtos de ebola


Brasileiros devem se apresentar hoje no Programa Mais Médicos (Reprodução/Internet)



