Menu
Menu
Busca domingo, 15 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Saúde

Saúde recebe apoio nacional para prevenção da transmissão do HIV em MS

Técnicos do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana e dos Estados Unidos visitam municípios sul-mato-grossenses

29 março 2023 - 08h40Sarah Chaves, com informações da SES    atualizado em 29/03/2023 às 12h32

Para elaborar um plano de combate a transmissão do HIV, técnicos do Ministério da Saúde, Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) visitaram a Secretaria do Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul.

Os técnicos ficarão no Estado até a próxima sexta-feira (31) para fortalecer projeto de prevenção combinada.

Na agenda, os técnicos Ministério da Saúde, Opas e CDC junto com a equipe estadual de IST farão visitas aos municípios elencados de Ribas do Rio Pardo e Porto Murtinho, para dialogar com as equipes municipais sobre diagnóstico das fragilidades relacionadas à implantação das estratégias de prevenção e também para conhecer a realidade local destes municípios.

Para a secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, a proposta de elaboração de projeto junto ao Ministério da Saúde ampliam o acesso à saúde sexual.
“A construção deste projeto é importante para fortalecer as ações de prevenção e cuidado contínuo nos municípios de Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo para atenuar os impactos relacionados a mudança do perfil epidemiológico, ocasionada pela chegada de trabalhadores de outros estados a esses municípios. Por isso, a importância deste monitoramento para saber quais serão os impactos que podem causar na saúde pública destes municípios”, destaca a secretária.

A gerente técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da SES/MS, Alessandra Salvatori, explica que a prevenção combinada associa diferentes métodos de prevenção ao HIV, às IST e às hepatites virais (ao mesmo tempo ou em sequência), conforme as características e o momento de vida de cada pessoa.

Quanto ao HIV, a recomendação é que caso alguém tenha tido alguma relação desprotegida com um parceiro não conhecido, o indivíduo pode buscar atendimento médico, solicitar o uso do PEP (Profilaxia Pós-Exposição) – até 72h após o ocorrido.

Dados de MS

Segundo dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) entre janeiro dezembro de 2022, 1.189 novos casos de HIV foram registrados e mais 286 casos de Aids em Mato Grosso do Sul. Ainda no mesmo período foram registrados 2.769 casos de sífilis adquirida e outros 1.320 casos de sífilis congênita (quando passa da gestante para o bebê). Também foram registrados, de janeiro a dezembro de 2022, 247 de casos de hepatites virais. 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Divulgação/MS
Saúde
Estados e Municípios podem aderir ao Mais Médicos Especialistas até 30 de junho
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado
Saúde
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado
Vacina segue sendo melhor 'remédio' contra a gripe
Saúde
MS segue com alta incidência de hospitalizações por síndrome respiratória, aponta Fiocruz
Casa da Saúde, em Campo Grande
Saúde
Casa da Saúde fecha durante feriado de Santo Antônio
Reprodução
Saúde
Gripe: Capital tem plantão de vacinação em três pontos neste fim de semana; confira
Agente de saúde
Saúde
Seleção pública oferece 500 vagas para médicos de família e comunidade
Foto: JD1
Saúde
Saúde e Bem-Estar debate vantagens da medicina esportiva com especialista
Micrografia eletrônica de transmissão do HIV
Saúde
Brasil reduz transmissão do HIV vertical e pede certificado da Opas
Santa Casa da Capital teve 125 internações por queimaduras entre janeiro e maio
Saúde
Santa Casa da Capital teve 125 internações por queimaduras entre janeiro e maio
Santa Casa da Capital
Saúde
Nelsinho anuncia repasse de R$ 5,3 milhões para Santa Casa da Capital

Mais Lidas

Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Polícia
Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Viatura Polícia Militar
Justiça
Policial militar é condenado por atirar nas costas de contrabandista em Mundo Novo
Caminhão invade a preferencial, atropela e mata casal de jovens em Sidrolândia
Polícia
Caminhão invade a preferencial, atropela e mata casal de jovens em Sidrolândia
Mãe chega do trabalho e encontra filha de 10 anos morta a facadas dentro de casa
Polícia
Mãe chega do trabalho e encontra filha de 10 anos morta a facadas dentro de casa