Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Tecnologia

Curiosity faz 1ª análise de atmosfera em Marte desde os anos 70

08 setembro 2012 - 12h53NASA /JPL-Caltech / MSSS / Divulgação

O veículo robótico Curiosity, da Nasa, está "farejando" a composição atmosférica de Marte. O jipe-robô, que está percorrendo a superfície marciana e colhendo amostras, sugou uma amostra do ar do planeta, que está sendo processada pelo seu sistema de análise, conhecido pela sigla Sam. É a primeira vez que a composição química da atmosfera marciana é analisada na própria superfície do planeta, desde os testes realizados pelas sondas Viking, na década de 70.

A análise ainda está em andamento, mas a expectativa é de que a substância dominante na atmosfera de Marte seja dióxido de carbono - a exemplo do que foi constatado pelas sondas Viking. Os cientistas da Nasa têm interesse em verificar se a Curiosity irá detectar a presença de metano. O gás já foi identificado por satélites e por telescópios terrestres e sua presença no planeta vermelho é intrigante.

Metano
De um modo geral, o metano tem vida curta e sua persistência por mais tempo sugere a existência de algum tipo de "reabastecimento", que pode estar ocorrendo de forma biológica ou geoquímica. Espera-se que o Sam possa esclarecer a questão.

Os resultados dessa primeira análise devem ser anunciados na semana que vem, de acordo com a cientista Joy Crisp, da equipe da Curiosity, mas ela advertiu que ainda levará algum tempo até que se possam determinar mais detalhes sobre a presença do metano na atmosfera marciana.

A Curiosity, também conhecida como Laboratório Científico Marciano (MSL, na sigla em inglês), pousou há um mês em Marte e está se dirigindo a um ponto chamado de Glenelg. Imagens de satélite indicam que Glenelg seria o ponto de encontro de três tipos de terrenos rochosos distintos. Geólogos acreditam que esse seria o local ideal para estudar a geologia da Cratera Gale.

Engenheiros resolveram interromper a trajetória do veículo por alguns dias para poder testar o longo braço robótico do veículo, de 2 m. O braço conta com uma câmera, uma broca e um espectrômetro. Seu propósito é o de recolher amostras de pó de rocha e de terra.

O braço, que conta com dispositivos que pesam trinta quilos, precisa ser movido de uma forma que leve em conta a gravidade de Marte, que equivale a 38% da gravidade terrestre. A missão vem também divulgando fotos realizadas pelo Equipamento Orbital de Reconhecimento de Marte, uma sonda que vem realizando fotos aéreas documentando a trajetória do veículo robótico.

Via Terra

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

A Secretaria reforça que o tratamento deve ser conduzido por profissionais habilitados e baseado em práticas seguras
Saúde
Obesidade em MS avança e acende alerta para canetas irregulares
Presidente do Tribunal de Justiça - Dorival Pavan /
Justiça
Iniciativas do TJMS em tecnologia e gestão são premiadas no Prêmio Inovação J.Ex
EUA e Reino Unido iniciam testes da primeira vacina contra câncer de pulmão em 2026
Tecnologia
EUA e Reino Unido iniciam testes da primeira vacina contra câncer de pulmão em 2026
Até mensagem da operadora está sendo enviada aos usuários
Tecnologia
Caiu por aí? Instabilidade deixa usuários da Vivo na mão nesta quarta
Pix
Tecnologia
Pix atinge marco de cinco anos com adesão de mais de 170 milhões de pessoas
Virginia e Vini Jr.
Tecnologia
Social Media cria 'utilidade pública' para você parar de ver sobre Virginia e Vini Jr. e viraliza
PIX
Tecnologia
Pix passa dia instável em grandes cidades do Brasil

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira