Menu
Menu
Busca terça, 03 de junho de 2025
Tecnologia

Netflix pode cobrar por senha compartilhada? Superintendente do Procon MS explica

Empresa não anunciou quando começará a cobrar a "taxa", mas apontou para o início de 2023

21 outubro 2022 - 15h31Pedro Molina

Após anunciar um plano mais barato e com propagandas, a Netflix ainda tem outros planos para melhorar seus ganhos nos próximos anos, e um deles, anunciado nesta semana pela empresa, é a cobrança de uma “taxa” para o compartilhamento de senhas.

Informações sobre como a empresa fiscalizará onde o usuário acessar a conta ainda não foram divulgadas, mas acredita-se que o consumidor será vigiado por meio de seu IP, uma espécie de rótulo numérico atribuído a cada dispositivo conectado em uma rede.

Apesar de espantar alguns e levantar dúvidas sobre a legalidade desse tipo de ação, o Superintendente do Procon MS, Rodrigo Bezerra Vaz, disse ao JD1 Notícias que essa taxa é completamente legal, desde que ela seja divulgada ampla e corretamente pela empresa.

“Tem que ser feito uma campanha sobre essa nova política da empresa sobre o compartilhamento e sobre cobrança de taxa caso o IP seja diferente. Cobrar essas taxas por IP, fora daquele plano, é plenamente válido e legal, é permitido que se faça, mas tem que ser feito uma campanha informando ao usuário que no plano de tal valor você terá a permissão de tantas telas, e que cada tela será atribuída a um IP diferente”

Rodrigo reforça que, apesar de ser algo desagradável para o consumidor, é algo legal, mas volta a destacar que é necessário que a pessoa tenha completo conhecimento que será cobrada caso compartilha suas senhas, caso contrário, a taxa perde a validade. “Infelizmente eles vão passar a cobrar, e isso é legal. Mas repito tem que ser uma campanha de divulgação dizendo isso, além de ser informado também na hora de contratar”, finalizou.

A Netflix não divulgou até o momento quando começará a aplicar esse valor extra pelo compartilhamento de senhas, que já vem sendo testado em outros países, como a Argentina, El Salvador, Guatemala, Honduras e República Dominicana, mas disse que isso deverá ocorrer a partir do início de 2023.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entrega dos novos equipamentos acontece no dia 20
Tecnologia
MS reforça segurança digital com investimento de R$ 1,7 milhão em novos equipamentos
Nesta primeira etapa, serão abertas 5 mil vagas
Tecnologia
Ministério da Tecnologia vai abrir 10 mil vagas para formação de programadores
No Living Lab MS, startups e grandes empresas encontram oportunidades de conexão
Tecnologia
Startups terão investimento para criar soluções para problemas da saúde no Estado
Sede da Anatel
Tecnologia
Anatel se prepara para leilão da 6G em 2026
Imagem ilustrativa
Tecnologia
Caiu! Falha em rede afeta serviços digitais do Governo de MS
'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos
Tecnologia
'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos
A apresentação foi feita na terça-feira (6)
Tecnologia
Detran ganha assistente virtual e lança novo aplicativo para atender os sul-mato-grossenses
Imagem Ilustrativa
Tecnologia
WhatsApp deixará de funcionar em IPhones antigos a partir de segunda-feira
Meta disse que nova função vem desativada por padrão nas contas
Tecnologia
Instagram permitirá compartilhamento de localização em tempo real com seguidores
Não é seu celular! WhatsApp apresenta instabilidades neste sábado
Tecnologia
Não é seu celular! WhatsApp apresenta instabilidades neste sábado

Mais Lidas

Dupla volta para Campo Grande
Cultura
JD1TV: Henrique e Juliano é atração confirmada na Festa Julina da UCDB
A vítima ainda não teve a identidade divulgada
Polícia
AGORA: Motociclista morre ao bater em poste no Zé Pereira
Ana Carla Muniz não resistiu as complicações
Interior
Mulher morre após dar à luz a bebê em Campo Grande
Foto: PMCG
Cidade
Prefeitura abre processos seletivos com salários de até R$ 4 mil