Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Geral

Marquinhos participa de aniversário de escolas da Reme

19 novembro 2017 - 15h15Da redação com Assessoria

Exposição de trabalhos, projetos pedagógicos e homenagens a antigos funcionários marcaram, neste sábado (18), os eventos de aniversário dos 20 anos de fundação da escola “Professor Vanderlei Rosa de Oliveira” e dos 50 anos da escola “Coronel Antonino”.

Localizada no bairro Novo Maranhão, a história da escola municipal “Professor Vanderlei Rosa de Oliveira”, que conta com 1,4 mil alunos e 150 funcionários, será contada através de uma série de atividades que irão se estender ao longo de 2018 e que vai abranger desde gincanas a ações pedagógicas.

O lançamento das festividades aconteceu na tarde deste sábado e contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da secretária-adjunta municipal de Educação, Soraia Inácio de Campos e familiares do professor Vanderlei Rosa.

O prefeito Marquinhos Trad ressaltou que tão importante quanto as homenagens recebidas é ter a consciência de ter contribuído para a formação de profissionais que hoje atuam em diversos setores da sociedade.

“Vocês devem ter orgulho do trabalho desenvolvido e tenham certeza de que fizeram o melhor para os alunos que hoje são advogados, médicos, psicólogos, e professores que podem atuar de forma anônima, mas que são gratos por vocês terem ajudado a pavimentar o sonho deles, de se tornarem cidadãos úteis”, afirmou.

Um dos pontos altos da festa foi a distribuição de mil exemplares do jornal “Voz da Escola”, produzido especialmente para a ocasião e que narra a história da escola em oito páginas desenvolvidas em parceria com a professora responsável pelo curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Maria Lima.

O jornal contou com a participação de 80 alunos dos 9º anos da escola, que escreveram os textos, supervisionados pela equipe da UFMS, que colaborou ministrando palestras e auxiliando na organização do material publicado e diagramação. Além da história e biografia de antigos professores e diretores que passaram pela unidade, o jornal também focou nas atividades desenvolvidas pelos alunos e professores durante 2017.

A solenidade também resgatou a história de profissionais que deixaram sua marca na escola e contribuíram com o seu desenvolvimento.

Entre elas, a diretora Ângela Maria Faustino de Oliveira Santos, que trabalhou no local entre 2002 e 2015 e que deu o nome a sala de estudos destinada aos professores.

Não faltou também, a história do professor Vanderlei Rosa de Oliveira, contada através de uma encenação teatral, que mostrou a contribuição do professor para a educação do município.

A primeira professora, Cibele Conceição Marques Baroa e a primeira diretora da escola, Waleska Martins Vieira Zafalon, também foram homenageadas ao lado de outros funcionários.

Para Waleska, a passagem pela unidade escolar rendeu experiências importantes em sua carreira, mas o contato com a comunidade foi, para ela, fundamental no desenvolvimento do seu trabalho. “Para mim foi um privilégio trabalhar aqui porque eu também morava no bairro e fazia parte da comunidade. Muitos momentos foram marcantes, como os amigos que tivemos a oportunidade de acompanhar o crescimento profissional”, disse.

A diretora da escola, Lucilene Fernandes de Oliveira, contou que todos os fatos ocorridos na unidade tiveram significado importante para a construção de sua história, mas ela se lembra da visita ocorrida em 2000, por 30 representantes da Nicarágua, que foram conhecer o trabalho desenvolvido na escola, pois a unidade foi considerada modelo na ocasião.

“Temos uma comunidade muito participativa, que abraça nossas ações. Sem esse apoio não teríamos tantas conquistas”, enfatizou a diretora.

Jubileu de Ouro

Enfatizar a participação da comunidade na escola também foi o objetivo da programação de festividades da escola “Coronel Antonino”, que tem uma história que se confunde com a do bairro.

Junto aos alunos, os professores elaboraram uma exposição de fotos antigas, que retrataram toda a trajetória de funcionários, alunos e da própria unidade. Organizados logo na entrada da escola, os painéis chamaram a atenção dos pais, que buscavam reconhecer parentes e amigos nas fotos.

“Todos contribuíram com o material. Como a maioria dos pais estudou aqui, pedimos a eles que ajudassem resgatando essas fotos”, contou a diretora Nely Jane Mendonça.

Um cartaz com a história do coronel Antonino Mena Gonçalves também foi produzido pelos alunos, que tiveram a oportunidade de pesquisar e conhecer a fundo a vida do militar gaúcho que deu nome a escola.

Durante a solenidade, três gerações de uma mesma família – avó, mãe e filha – que estudaram na unidade foram homenageadas. “Quisemos enaltecer o quanto a comunidade é importante para a escola. Os pais confiam no nosso trabalho”, destacou Nel.

Mostras

Além das homenagens, o público que prestigiou o evento nas duas escolas teve a oportunidade de conhecer os projetos trabalhados pelas equipes pedagógicas com os alunos ao longo do ano através de exposições. Na escola “Coronel Antonino”, que abrange da pré-escola ao quinto ano, o foco dos trabalhos foi a área ambiental. Os alunos produziram brinquedos com material reciclável e alertaram sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Já na escola “Professor Vanderlei Rosa de Oliveira”, os temas foram variados, mas também houve uma abordagem das questões ambientais, passando pelas artes, saúde e até política.

Um dos exemplos foi o material apresentado pelos alunos do Ensino Fundamental, que visitaram a comunidade de Furnas do Dionísio e reproduziram, através de textos e ilustrações, os alimentos originários da cana de açúcar, produzidos na comunidade.

Na programação artística das unidades, houve apresentações musicais, danças e teatro, destacando as ações da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação.

Para a secretária-adjunta de Educação, Soraia Inácio de Campos, os eventos destacaram o envolvimento da comunidade nas ações das escolas. “Foram momentos muito importantes porque vimos os pais valorizando o trabalho das equipes das unidades e dos alunos, que mostraram através das exposições todo o conteúdo aprendido no ano”, concluiu.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Economia
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin
Brasil
Governo consegue liminar no STF para suspender prorrogação de desoneração da folha
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital
Justiça
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital
Segundo em comando, João César MattoGrosso deixa Casa Civil
Geral
Segundo em comando, João César MattoGrosso deixa Casa Civil
Justiça Eleitoral determina perda de direito ao Fundo Eleitoral para o AGIR de Corumbá
Justiça
Justiça Eleitoral determina perda de direito ao Fundo Eleitoral para o AGIR de Corumbá
Operação mira desvio de recursos públicos em Bataguassu -
Polícia
Polícia Civil deflagra operação contra fraude em obra pública em Bataguassu
Foto: Aline Kraemer
Geral
Reajuste dos servidores do Poder Legislativo é sancionado
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/04/2024
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/04/2024
Justiça Eleitoral nega representação do PT contra página por críticas em Ribas do Rio Pardo
Interior
Justiça Eleitoral nega representação do PT contra página por críticas em Ribas do Rio Pardo
Governador Eduardo Riedel e ministra Simone Tebet com o presidente da Petrobras
Geral
Riedel acompanha presidente da Petrobrás em visita à UFN3 em Três Lagoas nesta sexta

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria