Menu
Menu
Busca terça, 07 de maio de 2024
Geral

Marquinhos participa de aniversário de escolas da Reme

19 novembro 2017 - 15h15Da redação com Assessoria

Exposição de trabalhos, projetos pedagógicos e homenagens a antigos funcionários marcaram, neste sábado (18), os eventos de aniversário dos 20 anos de fundação da escola “Professor Vanderlei Rosa de Oliveira” e dos 50 anos da escola “Coronel Antonino”.

Localizada no bairro Novo Maranhão, a história da escola municipal “Professor Vanderlei Rosa de Oliveira”, que conta com 1,4 mil alunos e 150 funcionários, será contada através de uma série de atividades que irão se estender ao longo de 2018 e que vai abranger desde gincanas a ações pedagógicas.

O lançamento das festividades aconteceu na tarde deste sábado e contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da secretária-adjunta municipal de Educação, Soraia Inácio de Campos e familiares do professor Vanderlei Rosa.

O prefeito Marquinhos Trad ressaltou que tão importante quanto as homenagens recebidas é ter a consciência de ter contribuído para a formação de profissionais que hoje atuam em diversos setores da sociedade.

“Vocês devem ter orgulho do trabalho desenvolvido e tenham certeza de que fizeram o melhor para os alunos que hoje são advogados, médicos, psicólogos, e professores que podem atuar de forma anônima, mas que são gratos por vocês terem ajudado a pavimentar o sonho deles, de se tornarem cidadãos úteis”, afirmou.

Um dos pontos altos da festa foi a distribuição de mil exemplares do jornal “Voz da Escola”, produzido especialmente para a ocasião e que narra a história da escola em oito páginas desenvolvidas em parceria com a professora responsável pelo curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Maria Lima.

O jornal contou com a participação de 80 alunos dos 9º anos da escola, que escreveram os textos, supervisionados pela equipe da UFMS, que colaborou ministrando palestras e auxiliando na organização do material publicado e diagramação. Além da história e biografia de antigos professores e diretores que passaram pela unidade, o jornal também focou nas atividades desenvolvidas pelos alunos e professores durante 2017.

A solenidade também resgatou a história de profissionais que deixaram sua marca na escola e contribuíram com o seu desenvolvimento.

Entre elas, a diretora Ângela Maria Faustino de Oliveira Santos, que trabalhou no local entre 2002 e 2015 e que deu o nome a sala de estudos destinada aos professores.

Não faltou também, a história do professor Vanderlei Rosa de Oliveira, contada através de uma encenação teatral, que mostrou a contribuição do professor para a educação do município.

A primeira professora, Cibele Conceição Marques Baroa e a primeira diretora da escola, Waleska Martins Vieira Zafalon, também foram homenageadas ao lado de outros funcionários.

Para Waleska, a passagem pela unidade escolar rendeu experiências importantes em sua carreira, mas o contato com a comunidade foi, para ela, fundamental no desenvolvimento do seu trabalho. “Para mim foi um privilégio trabalhar aqui porque eu também morava no bairro e fazia parte da comunidade. Muitos momentos foram marcantes, como os amigos que tivemos a oportunidade de acompanhar o crescimento profissional”, disse.

A diretora da escola, Lucilene Fernandes de Oliveira, contou que todos os fatos ocorridos na unidade tiveram significado importante para a construção de sua história, mas ela se lembra da visita ocorrida em 2000, por 30 representantes da Nicarágua, que foram conhecer o trabalho desenvolvido na escola, pois a unidade foi considerada modelo na ocasião.

“Temos uma comunidade muito participativa, que abraça nossas ações. Sem esse apoio não teríamos tantas conquistas”, enfatizou a diretora.

Jubileu de Ouro

Enfatizar a participação da comunidade na escola também foi o objetivo da programação de festividades da escola “Coronel Antonino”, que tem uma história que se confunde com a do bairro.

Junto aos alunos, os professores elaboraram uma exposição de fotos antigas, que retrataram toda a trajetória de funcionários, alunos e da própria unidade. Organizados logo na entrada da escola, os painéis chamaram a atenção dos pais, que buscavam reconhecer parentes e amigos nas fotos.

“Todos contribuíram com o material. Como a maioria dos pais estudou aqui, pedimos a eles que ajudassem resgatando essas fotos”, contou a diretora Nely Jane Mendonça.

Um cartaz com a história do coronel Antonino Mena Gonçalves também foi produzido pelos alunos, que tiveram a oportunidade de pesquisar e conhecer a fundo a vida do militar gaúcho que deu nome a escola.

Durante a solenidade, três gerações de uma mesma família – avó, mãe e filha – que estudaram na unidade foram homenageadas. “Quisemos enaltecer o quanto a comunidade é importante para a escola. Os pais confiam no nosso trabalho”, destacou Nel.

Mostras

Além das homenagens, o público que prestigiou o evento nas duas escolas teve a oportunidade de conhecer os projetos trabalhados pelas equipes pedagógicas com os alunos ao longo do ano através de exposições. Na escola “Coronel Antonino”, que abrange da pré-escola ao quinto ano, o foco dos trabalhos foi a área ambiental. Os alunos produziram brinquedos com material reciclável e alertaram sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Já na escola “Professor Vanderlei Rosa de Oliveira”, os temas foram variados, mas também houve uma abordagem das questões ambientais, passando pelas artes, saúde e até política.

Um dos exemplos foi o material apresentado pelos alunos do Ensino Fundamental, que visitaram a comunidade de Furnas do Dionísio e reproduziram, através de textos e ilustrações, os alimentos originários da cana de açúcar, produzidos na comunidade.

Na programação artística das unidades, houve apresentações musicais, danças e teatro, destacando as ações da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação.

Para a secretária-adjunta de Educação, Soraia Inácio de Campos, os eventos destacaram o envolvimento da comunidade nas ações das escolas. “Foram momentos muito importantes porque vimos os pais valorizando o trabalho das equipes das unidades e dos alunos, que mostraram através das exposições todo o conteúdo aprendido no ano”, concluiu.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

São Julião ganha as cores do Rio Grande do Sul
Geral
São Julião ganha as cores do Rio Grande do Sul
Temporais estão devastando o Rio Grande do Sul
Geral
Ajude o povo gaúcho: saiba onde fazer doações em Campo Grande
Brasil pode importar arroz e feijão para lidar com prejuízos nas safras, diz Lula
Geral
Brasil pode importar arroz e feijão para lidar com prejuízos nas safras, diz Lula
Rafael Carrelo, acusado de matar Mariana Vitória Vieira Lima
Justiça
Justiça condena jovem por atropelar namorada em "brincadeira" em Campo Grande
Taxa de conveniência em venda de ingressos é legal, diz STJ
Justiça
Taxa de conveniência em venda de ingressos é legal, diz STJ
Tribunal de Justiça disponibiliza consulta ao local de prova para concurso
Geral
Tribunal de Justiça disponibiliza consulta ao local de prova para concurso
Mega-Sena sorteia prêmio milionário
Geral
Bora apostar? Mega-Sena sorteia R$ 37 milhões nesta terça-feira
Ação de educação financeira traz Sansão Gigante pela primeira vez à Capital
Geral
Ação de educação financeira traz Sansão Gigante pela primeira vez à Capital
Governo sanciona lei que veda telemarketing automatizado por robôs e bots em MS
Geral
Governo sanciona lei que veda telemarketing automatizado por robôs e bots em MS
Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul
Geral
Riedel sanciona Lei para Conscientização sobre Transtorno Sensorial em MS

Mais Lidas

Luan Santana fará show em Campo Grande em agosto
Comportamento
Mais caro que Rock in Rio e Lollapalooza, valor do show do 'gurizinho' gera revolta
Viaduto que dá acesso ao Jardim Veraneio na BR-163 começa a ser construído
Geral
Viaduto que dá acesso ao Jardim Veraneio na BR-163 começa a ser construído
Silas e Aysla foram mortos por engano
Polícia
Suspeitos de envolvimento na morte de adolescentes são presos em Campo Grande
JD1TV: Caminhonete "lotada" com 9 pessoas perde controle e causa acidente na Capital
Polícia
JD1TV: Caminhonete "lotada" com 9 pessoas perde controle e causa acidente na Capital