Menu
Busca quarta, 27 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
Gov Educação_Set23
Agronegócio

"Agro e Meio Ambiente devem caminhar juntos", diz Riedel no Rio

Fala do governador aconteceu durante a 22ª edição do Fórum Empresarial Lide

29 junho 2023 - 17h44Pedro Molina

O governador Eduardo Riedel defendeu, nesta quinta-feira (29), durante a 22ª edição do Fórum Empresarial Lide, realizado no Rio de Janeiro, que o agro deve caminhar lado a lado com a discussão ambiental.

Ao lado dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado; Mato Grosso, Mauro Mendes; e do Acre, Gladson Cameli; Riedel destacou o potencial do Estado e colocou em discussão os desafios do agronegócio em escala nacional.

"Três estados na região Centro-Oeste são responsáveis pela metade da safra brasileira, e com potencial de duplicar isso sem derrubar uma árvore sequer. Passamos pela revolução verde, a tecnológica, e está chegando a nova revolução, que é o acesso à internet no campo de forma irrestrita", afirmou o governador.

Riedel ainda destacou a importância dos avanços tecnológicos vistos na área nos últimos anos.

"A Inteligência Artificial, a automação dos processos, são coisas transformadoras dentro das fazendas. As máquinas inteligentes obedecem a todo um sistema complexo pois elas tem acessibilidade. É isso o que dá competitividade, além de toda genética e conhecimento gerado aqui no Brasil ao longo do tempo", destacou.

À plateia, o governador explicou que o meio-ambiente deve andar no mesmo ritmo que o agro, destacando a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

"Não tem como dissociar esse agro moderno e competitivo do meio ambiente. Não podemos e não precisamos atacar essa discussão. Pelo contrário, temos que adotá-la. Para a gente, o meio ambiente é indissociável do agro, tanto que nossa secretaria do Desenvolvimento é a mesma do Meio Ambiente", frisou.

Riedel ainda destacou a importância do carbono neutro no Estado até 2030, e destacou que a produção energética de Mato Grosso do Sul atualmente é 96% renovável.

"Cuiabá teve um aumento de 18%, Campo Grande de 14% e Goiânia de 10%, números acima da média brasileira. O Centro-Oeste cresceu de população por ter adotado ações como as citadas, gerado oportunidade a partir desse modelo de novo agronegócio", finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agronegócio
Quem dá mais? Leilão de bovinos Nelore acontece na próxima semana em MS
Agronegócio
Governo deve aumentar recursos para pesquisa agropecuária em 2024
Agronegócio
Governo publicará decreto com a inicial de Lei Ambiental para o Pantanal

Mais Lidas

Clima
RECORDE: Termômetro em Corumbá marca 50ºC
Clima
Calor aumenta e termômetro marca 55ºC em Corumbá
Comportamento
Piscininha, amor: Confira lugares para se refrescar e curtir em Campo Grande
Polícia
Após 3 horas de busca, Bombeiros encontram corpo de Kauan em Campo Grande