A cota anual de exportação de carne bovina do Brasil para a China poderá ser atingida já em setembro de 2026, caso seja mantido o ritmo de embarques registrado no início do ano. A projeção é de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que o Brasil exportou 258,94 mil toneladas de carne bovina em janeiro, volume recorde para o mês. Desse total, 119,63 mil toneladas tiveram como destino a China, configurando o maior volume já embarcado ao país asiático em um mês de janeiro.
A participação chinesa nas exportações brasileiras permaneceu elevada, representando 46,3% do total vendido ao exterior no período, percentual semelhante ao observado ao longo de 2025.
Atualmente, a cota anual destinada ao mercado chinês é de 1,106 milhão de toneladas. Diante do desempenho registrado no primeiro mês do ano, o Cepea avalia que o limite pode ser alcançado antes do último trimestre, o que pode provocar reflexos sobre preços e estratégias comerciais ao longo de 2026.
Mesmo diante de restrições comerciais vigentes, os números de janeiro reforçam a relevância da China como principal destino da carne bovina brasileira e evidenciam a força das exportações do setor, além de sinalizar a necessidade de diversificação de mercados e de gestão estratégica das vendas externas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Produção de grãos pode chegar a 353,4 milhões de toneladas

Thiaguinho é confirmado como atração da Expogrande 2026

MS avança na recuperação de pastagens degradadas com estrutura de ponta

Do reaproveitamento à doação, empresas e ONGs articulam fluxo de alimentos na CEASA/MS

MS Nutri avança e prevê novo espaço para processamento de alimentos na CEASA

Faltando quatro dias, mais de 4 mil cadastros de soja ainda não foram finalizados em MS

Luan Santana é confirmado como primeira atração da Expogrande 2026

Avicultura propõe escola para formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul

Desoneração do peixe marca ano de conquistas do agro sul-mato-grossense


Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que o Brasil exportou 258,94 mil toneladas de carne bovina em janeiro. 


