Proprietários rurais de Mato Grosso do Sul têm 90 dias, a partir desta quinta-feira (4), para regularizar barragens, açudes e reservatórios artificiais instalados em áreas brejosas. O prazo foi estabelecido pela Resolução 133, publicada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) no Diário Oficial, e tem como objetivo reduzir o grande número de estruturas irregulares identificadas pelo Imasul.
Segundo o secretário Jaime Verruck, o período agora aberto funciona como uma nova chance aos produtores. "Na fiscalização realizada a partir de 2024, foi detectada a existência de mais de 3,5 mil barragens irregulares no Estado, sendo que a maioria são de pequeno porte que podem ser regularizadas apenas com o preenchimento de um formulário no site do Imasul. Mesmo após a notificação, apenas cerca de mil barragens foram regularizadas”, disse o secretário.
Durante os 90 dias, todos os proprietários que possuam barragens, de qualquer porte, devem iniciar o processo de regularização junto ao Imasul. O nível de exigência depende do tamanho do reservatório, conforme detalhado na resolução.
Barragens com menos de 2 hectares de espelho d’água não precisam de licenciamento ou outorga; basta preencher um cadastro online. A norma também autoriza o uso de áreas úmidas naturais das propriedades para armazenamento de água.
Encerrado o prazo, as estruturas não regularizadas poderão ser fiscalizadas e multadas. As penalidades variam de R$ 10 mil a R$ 20 mil, segundo o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MS Nutri avança e prevê novo espaço para processamento de alimentos na CEASA

Faltando quatro dias, mais de 4 mil cadastros de soja ainda não foram finalizados em MS

Luan Santana é confirmado como primeira atração da Expogrande 2026

Avicultura propõe escola para formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul

Desoneração do peixe marca ano de conquistas do agro sul-mato-grossense

Agropecuária e agroindústria impulsionam PIB e espalham crescimento em MS, aponta IBGE

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Projeto Irriga Forte entrega kits de irrigação a produtores na terça-feira

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital


Barragens com menos de 2 hectares de espelho d'água não precisam de licenciamento ou outorga (Foto: João Prestes)


