O governador Reinaldo Azambuja se reuniu na sexta-feira (25) com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, para pedir apoio e celeridade nos processos de regularização fundiária em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, a ação conjunta dos governos estadual e federal vai beneficiar cerca de 50 mil assentados em Mato Grosso do Sul.
No encontro, Reinaldo Azambuja classificou a medida como primordial para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Precisamos urgentemente dessa regularização. Temos inúmeros assentamentos, antiquíssimos, de mais de 20 anos, que não têm títulos definitivos. Isso gera problemas ao pequeno produtor. Queremos que eles sejam donos de direito dos lotes, com documento”, afirmou.
Diversas pautas da agropecuária foram debatidas com a ministra. Entre elas a união de esforços para tornar Mato Grosso do Sul área livre de febre aftosa sem vacinação. “Para isso temos etapas do governo federal e do Governo do Estado que devem ser cumpridas”, disse, dando como exemplo o aumento do número de veterinários nos postos de fiscalização como metas a serem cumpridas.
Desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o programa "Resenha Virtual de Equídeos", para identificação e trânsito de animais, teve a implementação discutida no Ministério. “Já fizemos testes com esse aplicativo e funcionou bem. Agora queremos implementar com aval do governo federal. É um programa inovador de MS que poder servir para todo o Brasil”, destacou o governador.
Com a ministra Tereza Cristina, Reinaldo Azambuja ainda tratou da construção de 10 estações meteorológicas em MS. “Já construímos várias estações ao longo desses anos e se implantarmos mais 10 vamos cobrir todo o estado. Isso tem um custo, em torno de R$ 3 milhões, e estamos pleiteando recursos no Ministério da Agricultura, pois ajuda o setor produtivo”, disse o governador.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MS Nutri avança e prevê novo espaço para processamento de alimentos na CEASA

Faltando quatro dias, mais de 4 mil cadastros de soja ainda não foram finalizados em MS

Luan Santana é confirmado como primeira atração da Expogrande 2026

Avicultura propõe escola para formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul

Desoneração do peixe marca ano de conquistas do agro sul-mato-grossense

Agropecuária e agroindústria impulsionam PIB e espalham crescimento em MS, aponta IBGE

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Projeto Irriga Forte entrega kits de irrigação a produtores na terça-feira

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina e o governador Reinaldo Azambuja (Reprodução/Internet)


