Menu
Menu
Busca sexta, 13 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Agronegócio

Sindicato Rural colhe assinaturas de produtores insatisfeitos com o setor

A insatisfação envolve os produtores de leite

19 maio 2019 - 14h22Joilson Francelino, com informações da assessoria

Desde quinta-feira (16) o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), coleta assinaturas de produtores de leite, afetados pelo desempenho do setor. O diretor da entidade e vice-presidente do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias do Leite em Mato Grosso do Sul (Conseleite), Wilson Igi, afirma que o objetivo é reunir o máximo de assinaturas, de pessoas que concordam com o documento elaborado pelo Conselho, que será entregue ao Governo do Estado.

“Nos reunimos no início deste mês com a finalidade de alinharmos as principais queixas do setor que está diminuindo ano a ano sua captação. Fizemos isso ao verificarmos a necessidade de uma atitude urgente e evitarmos que o número de abandono da atividade se multiplique”, relata Igi.

Entre as justificativas o documento aponta que os motivos que levam à “desidratação” do setor lácteo, estão: o ICMS maior que outros Estados para as operações interestaduais, dificultando o escoamento da produção; o alto custo de captação do leite, em razão das estradas mal conservadas, do alto custo do diesel no estado e da pouca quantidade de leite transportada (litros de leite por quilômetro rodado); a ociosidade das indústrias, agravada pela sazonalidade acentuada da produção, entre outros pontos.

E para reverter a dinâmica o setor solicita ao Governo do Estado de MS o total de 15 itens, sendo os quatro primeiros:

1.Aprovar e regulamentar os programas de incentivo fiscal para aquisição de insumos e tecnologia, para a produção leiteira;

2.Manter a isonomia tributária na concessão de benefícios fiscais para indústrias do Estado;

3.Reduzir a alíquota do ICMS interestadual dos derivados lácteos para 3%, sendo 1% para um fundo de desenvolvimento da bovinocultura de leite e equiparação do ICMS do leite spot com os estados vizinhos;

4.Ativar o Centro de Referência do leite em Aquidauana para a cadeia produtiva do leite.

Para assinar o documento basta o produtor comparecer à sede do Sindicato Rural de Campo Grande e registrar o apoio ao documento. O SRCG está localizado na Rua Raul Pires Barbosa, 116, bairro Miguel Couto.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que o Brasil exportou 258,94 mil toneladas de carne bovina em janeiro.
Agronegócio
Exportações disparam e Brasil pode esgotar cota de carne para a China até setembro
Colheita de soja pode bater recorde
Agronegócio
Produção de grãos pode chegar a 353,4 milhões de toneladas
Thiaguinho - Foto: Tardezinha
Agronegócio
Thiaguinho é confirmado como atração da Expogrande 2026
Pastagens têm sido recuperara pelo Governo de MS
Agronegócio
MS avança na recuperação de pastagens degradadas com estrutura de ponta
Doação evita custo de descarte para empresas e beneficia população vulnerável
Agronegócio
Do reaproveitamento à doação, empresas e ONGs articulam fluxo de alimentos na CEASA/MS
Reunião MS Nutri
Agronegócio
MS Nutri avança e prevê novo espaço para processamento de alimentos na CEASA
São cerca de 17 mil propriedades produtoras de soja e, neste ciclo, os maiores volumes de área cultivada
Agronegócio
Faltando quatro dias, mais de 4 mil cadastros de soja ainda não foram finalizados em MS

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande
Mais Social é um programa para famílias em situação de vulnerabilidade
Polícia
Governo de MS investiga fraude no programa Mais Social e exonera servidora