Menu
Menu
Busca sábado, 27 de abril de 2024
Agronegócio

Verruck representará MS em Bruxelas para tratar sobre as novas leis sobre exportações

De acordo com o titular da Semadesc, regulamento editado pela União Europeia "afeta o agronegócio de Mato Grosso do Sul"

04 março 2024 - 13h13Sarah Chaves, com informações da Semadesc    atualizado em 23/03/2024 às 18h07

Representam o Mato Grosso do Sul em missão oficial em Bruxelas, na Bélgica, de 4 a 8 de março, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette.

Na pauta, estão agendas com empresários, ongs e agências de desenvolvimento europeus, além de autoridades da União Europeia para tratar das implicações de duas legislações aprovadas pela UE no ano de 2023 e que devem impactar as exportações do agronegócio sul-mato-grossense, principalmente, as do setor de celulose.

Em 31 de maio de 2023, a União Europeia editou o Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento, conhecido como EUDR (European Union Deforestation-Free Regulation), que tem por objetivo proibir a importação e o comércio, no bloco europeu, de produtos derivados de commodities provenientes de áreas de floresta desmatadas após 31 de dezembro de 2020. Também no ano passado, o bloco europeu instituiu o CBAM (Carbon Border Adjustment Mechanism), imposto criado para quantificar e precificar as emissões dos produtos que são importados pelos países membros da UE.

“Essas novas legislações que estão sendo implementadas na União Europeia terão efeitos a partir de 2025, com implicações para todas as cadeias de produção do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Por isso, o nosso estado inicia essa discussão pela cadeia de florestas plantadas, que a nossa é uma das maiores do mundo, com a produção de celulose. Vamos iniciar essas discussões, aprofundar o entendimento e começar, inclusive, negociações sobre regras de transição”, informou o secretário-executivo Artur Falcette.

O secretário Jaime Verruck lembra que o Brasil possui políticas públicas de conservação de suas florestas, de controle do desmatamento e de produção agrícola sustentável. “Existe um alinhamento entre os objetivos do EUDR e as políticas ambientais brasileiras. Nós temos o Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural e uma série de outros mecanismos de controle de supressão vegetal e de combate ao desmatamento ilegal. Nós vamos reafirmar isso em Bruxelas, ressaltando os avanços obtidos em Mato Grosso do Sul pelo Governo do Estado, por meio do PROCLIMA, do Carbono Neutro e outros programas”, informou.

O titular da Semadesc lembra ainda que perfil de produtos descritos na EUDR e CBAM afeta diretamente os produtos da exportação sul-mato-grossense. "Toda essa normatização afeta o agronegócio de Mato Grosso do Sul, por isso nós estamos fazendo toda essa discussão”, finalizou Jaime Verruck.

Além das agendas envolvendo as novas legislações do bloco europeu, o Governo de Mato Grosso do Sul, a convite da Comissão da EU, também irá apresentar a nova Lei do Pantanal a autoridades e ongs europeias. A missão sul-mato-grossense será capitaneada pela Embaixada do Brasil, juntamente com o IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores).

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pé de erva-mate
Agronegócio
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para pequenos produtores de MS
Marcelo Bertoni
Agronegócio
Em Brasília, Marcelo Bertoni discursa em nome da CNA
Além dos estabelecimentos, profissionais responsáveis técnicos, classificadores e outros devem se atender ao recadastramento no sistema
Agronegócio
Programa Precoce MS tem novo sistema de cadastramento de estabelecimentos rurais
Bandeiras sendo hasteadas na abertura da 84ª edição da Expogrande
Agronegócio
JD1TV: Autoridades participam da abertura da Expogrande 2024
Auxiliar em Serviços Gerais para Equinos
Agronegócio
Durante Expogrande, Prefeitura oferta curso de serviços gerais para equinos
Reunião no início de março
Agronegócio
Riedel confirma que haverá renegociação para agricultores
Prefeitura faz parceria com a Caixa
Agronegócio
Prefeitura da Capital investe na manutenção de pontes na zona rural
MS entra na lista de estados livres da Febre Aftosa
Agronegócio
MS é reconhecido como Estado livre da febre aftosa sem vacinação
Difusor 7 Estrelas, eleito um dos 7 da Sete, destaque na prova da Confraria da Carcaça, 4,8 de marmoreio
Agronegócio
84ª Expogrande: circuito de leilões começa neste sábado com 40 touros nelore P.O
Riedel dá boas vindas aos participantes
Agronegócio
MS sedia Conferência de Nuffield com 1800 participantes

Mais Lidas

Motocicleta foi parar nas margens da rodovia
Polícia
Cabo do Exército é uma das vítimas do grave acidente na BR-262; mulher tem 39 anos
Vereador Claudinho Serra
Justiça
23 dias depois, Claudinho Serra é solto
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Policiais resguardam o local até a chegada da Polícia Civil
Polícia
Bandido é baleado após tentar invadir casa de subcomandante da PM em Campo Grande