Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
Financial Lançamento
Brasil

Ação Cidadania deve realizar 120 mil atendimentos

03 abril 2016 - 16h30

Ao lançar na última quarta-feira (30) a edição 2016 da Ação Cidadania, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, anunciou que neste ano o programa será estendido também para o interior do Estado e, por isso, a expectativa é de realizar pelo menos 120 mil atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura. A exemplo do ano passado, quando a iniciativa era promovida apenas na capital, para 2016 está confirmado o apoio da TV Morena e a realização pelo Sesi e parceiros da iniciativa privada e pública.

Segundo Sérgio Longen, estão programados nove eventos em Campo Grande e nove no interior do Estado, totalizando 18 ao longo do ano. “Nós empresários precisamos devolver o que recebemos da sociedade e nessas ações podemos contribuir um pouco para atender as demandas de saúde, cidadania, educação e lazer. Esperamos que a iniciativa ganhe mais corpo e possa atingir o interior”, afirmou, acrescentando que a primeira ação do Programa será realizada no próximo dia 16 de abril, das 8 às 15 horas, em terreno localizado no quadrilátero formado pela Avenida Arquiteto Vila Nova Artigas e ruas Galadio, Prímula e Gerbeira, na divisa entre os bairros Jardim das Hortências e Aero Rancho VI.

As demais ações serão realizadas nos dias 30 de abril, 21 de maio, 11 e 25 de junho, 16 e 30 de julho, 6, 13 e 20 de agosto, 3 de setembro, 5, 19 e 26 de novembro, sendo que as regiões ainda serão definidas. Já no interior, a primeira ação será realizada na cidade de Terenos no dia 7 de maio, sendo que as outras cidades e datas ainda serão definidas. “Em 2015, o Programa encerrou o ano com público de 11.351 pessoas e 46.538 atendimentos nas regiões do Aero Rancho, São Conrado, Santa Luzia, Nova Lima, Jardim Noroeste e Dom Antônio Barbosa. O sucesso desse programa chama-se parceria, isso permite que esse trabalho traga um resultado mais efetivo”, pontuou o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla.

O gerente-executivo da TV Morena, Nicomedes Silva Filho, ressaltou que a mobilização faz parte do papel de contribuir para uma sociedade mais justa e a somatória de parceiros ajuda a promover a inclusão social, dando oportunidade para as pessoas de ter contato e ser ouvido. “A TV Morena já vem realizando um trabalho junto a população levando a voz das pessoas para o poder público mostrando os problemas dos bairros e o Ação Cidadania ajuda a fazer essa diferença na vida das pessoas, faz com que se sintam realmente cidadãos”, afirmou.

O programa

Na primeira etapa, a Ação Cidadania leva à população os serviços de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi, enquanto em um segundo momento são disponibilizados os cursos gratuitos de qualificação profissional do Sesi e Senai e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL. Durante a Ação Cidadania são oferecidos, ao longo do dia, atendimentos em diversos serviços, que incluem aferição de pressão arterial, orientação sobre escovação com entrega de kit odontológico, consultas médicas, emissão de Carteira de Trabalho, CPF, RG e Título Eleitoral, orientação jurídica, corte de cabelo, pintura facial, brinquedos infláveis, sorteio de brindes, entre outros.

Lídio Rafael Bertotto, da área de projetos e convênios da Defensoria Pública, confirmou a participação no evento e disse que a intenção é aumentar o número de atendimentos. “O resultado no ano passado foi bastante positivo. Foram mais de 100 atendimentos em cada ação nas áreas criminal e civil, além dos encaminhamentos para os núcleos da Defensoria, então este ano queremos ampliar esse número”, falou.

O representante do CREFITO/MS (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Rodrigo Lucchesi, também participou do lançamento.  “O Ação Cidadania nos dá a oportunidade de atender pacientes com dor e orientar sobre postura e saúde. Para nós, levar essas ações para a população que não tem acesso e em diferentes regiões da cidade é muito importante, pois mostramos a prevenção da saúde”, garantiu.

Já a professora do curso de Medicina Veterinária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e coordenadora do projeto LeishNão - prevenção e controle da leishmaniose visceral em Campo Grande, Juliana Galhardo, avalia que nas edições anteriores foi possível identificar que as pessoas têm muitas dúvidas e não conhecem a leishmaniose. “Durante a Ação Cidadania levamos o projeto para o conhecimento das crianças, através de teatro, jogos e a feira de ciência e para a população em geral, através dos panfletos. Então, levamos educação sobre a saúde para a sociedade em diferentes lugares, não só ao redor da universidade”, declarou.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

 O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura
Brasil
"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025
Foguete HANBIT-Nano será lançado no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão
Brasil
Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara
Médica investigada no caso Benício
Justiça
Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina
Galhos da árvore que caiu em ponto de ônibus em Guarulhos
Brasil
Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos
Mariângela Fialek, ex-assessora do deputado federal e ex-presidente da Câmara Arthur Lira
Brasil
PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares
Tereza Cristina disse que o projeto representa um avanço
Brasil
Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira
Foto: Freepik
Brasil
Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato
Carla Zambelli e Glauber Braga
Brasil
Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga
Essa é a maior redução anual registrada nos últimos 20 anos, superando a queda de 5,1% entre 2015 e 2016
Brasil
Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Mais Lidas

O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande