O Banco Central deve apresentar até as 12h (de Brasília) desta sexta-feira (26) sua defesa sobre a liquidação extrajudicial do Banco Master, em resposta a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A manifestação atende a ordem do ministro Jhonatan de Jesus, que concedeu prazo de 72 horas para que a autoridade monetária apresente os fundamentos técnico-jurídicos que embasaram a decisão.
Na avaliação do ministro, a liquidação é considerada uma “medida extrema” e há indícios de uma cronologia atípica no processo decisório que levou ao fechamento da instituição financeira. O TCU quer esclarecimentos detalhados sobre as razões que motivaram a adoção da medida naquele momento específico.
O caso também é acompanhado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta semana, o ministro Dias Toffoli determinou a realização de uma acareação, marcada para a próxima terça-feira (30), entre Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), e Ailton de Aquino, diretor do Banco Central.
Entre os pontos que deverão ser esclarecidos pelo Banco Central ao TCU estão a fundamentação técnica e jurídica da liquidação, a avaliação de alternativas menos gravosas, como soluções de mercado ou instrumentos de reorganização, além do histórico das tratativas institucionais conduzidas antes da decisão final.
A Corte de Contas também solicita informações sobre eventuais propostas privadas, inclusive com participação do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), bem como a existência de oferta de aquisição apresentada próximo à liquidação e como cada iniciativa foi tratada no fluxo decisório. Por fim, o TCU cobra esclarecimentos sobre a governança interna do processo, incluindo possíveis divergências técnicas e a forma como foram superadas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Promotor do MPMS toma posse no Conselho Nacional do Ministério Público

STJ determina afastamento de Marco Buzzi por suspeita de importunação sexual

Brasil sobe um ponto no índice da corrupção e mantém desempenho crítico

CNJ conclui plano de trabalho para prevenir e mitigar erros judiciais no Brasil

Vídeo: Piloto é preso em avião suspeito de integrar rede de exploração infantil

PF quebra criptografia de celular do dono do Banco Master

Lei autoriza R$ 83,5 milhões para emergências na sanidade agropecuária

Programa Move Brasil injeta quase R$ 2 bilhões no financiamento de caminhões

Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha





