O Ministério das Relações Exteriores informou na manhã desta segunda-feira (31) que as reuniões do presidente eleito, Jair Bolsonaro, com algumas das autoridades estrangeiras confirmadas para a cerimônia de posse deverão ocorrer na terça-feira (1º) e na próxima quarta-feira (2). Os encontros do segundo dia de agenda contarão com a presença do futuro ministro da pasta, Ernesto Araújo.
Entre os compromissos já divulgados, está uma reunião, ainda sem data marcada, de Jair Bolsonaro com o secretário de Estado norte-americano, Michael Pompeo. Conforme adiantou a embaixada dos Estados Unidos, comporão a pauta temas comuns aos dois países, como a situação política da Venezuela, Nicarágua e Cuba.
De acordo com a embaixada, Pompeo assistirá à posse e, na próxima quarta-feira (2), parte do Brasil para Cartagena, onde se reúne com o presidente colombiano Ivan Duque.
Por meio da assessoria de imprensa, o Itamaraty também comunicou que comparecerão à solenidade 11 chefes de Estado, 11 chanceleres, 18 enviados especiais e três diretores de organismos internacionais. As presenças já anunciadas são de presidentes de países vizinhos, como Maurício Macri (Argentina), Sebastián Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai), Iván Duque Márquez (Colômbia) e Marín Vizcarra (Peru).
Também desembarcam na capital federal o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que permanece no Rio de Janeiro até o Réveillon; o vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular (Parlamento chinês), Ji Bingxuan, representante da China; e o chanceler da Argentina, Jorge Faurie.
Segundo o órgão, as demais autoridades não serão nominalmente citadas por questões de segurança.
A expectativa do governo é de que 60 delegações estrangeiras participem da posse. A lista de convidados para a cerimônia é de 140 pessoas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

Definidas datas, horários e locais das rodadas iniciais do Brasileirão; Confira

Com R$ 185 bi, turismo brasileiro bate recorde de faturamento em 2025

Brasil autoriza doação de material militar ao Paraguai

Governo prorroga atuação da Força Nacional em MS por mais 90 dias

TJ-SP nega indenização à jovem Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sem autorização

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Salário de R$ 3 mil e 36h semanais para garis avança na Câmara e segue para o Senado

Fantástico denuncia rede de corrupção dentro do sistema de Justiça do Pará


Os horários de cada reunião ainda não foram divulgados; ao todo, 11 chefes de estado estarão no Brasil para a posse (rerodução)


