Menu
Menu
Busca domingo, 16 de março de 2025
Brasil

Bolsonaro diz que Legislativo quer deixá-lo como rainha da Inglaterra

Ele se referia a projeto que limita suas indicações para agências

22 junho 2019 - 14h31Joilson Francelino, com informações da Agência Brasil    atualizado em 22/06/2019 às 14h34

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (22) que o Poder Legislativo tem cada vez mais “superpoderes” e que quer transformá-lo em “rainha da Inglaterra”, que reina mas não governa.

“Querem me deixar como rainha da Inglaterra? Este é o caminho certo?”, questionou. Bolsonaro conversou com a imprensa na manhã de hoje no Palácio do Planalto, em Brasília, onde fez exames de rotina em um posto médico, antes de viagem para o Japão na próxima semana.

O presidente fez o comentário ao dizer que foi informado que a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna a indicação de integrantes de agências reguladoras privativa do Parlamento. “Se isso aí se transformar em lei, todas as agências serão indicadas por parlamentares. Imagina qual o critério que vão adotar. Acho que eu não preciso complementar”, afirmou.

Sobre a viagem para o Japão, onde ocorrerá a reunião do G20, Bolsonaro disse que estarão presentes “vários líderes mundiais”, que querem fazer reuniões bilaterais. Ele disse que, junto com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, tentará um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No último dia 19, Bolsonaro adiantou que terá reunião privada com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Reforma da Previdência

Sobre a reforma da Previdência, Bolsonaro disse que os investidores esperam pela aprovação para a volta da confiança. “[Em] todas as minhas andanças pelo mundo, parece que a palavra mágica passou a ser reforma da Previdência. Muita gente quer investir aqui. Gente de dentro do Brasil também.”

“Se a [reforma da] Previdência sair, nós voltamos a ter confiança, e os investimentos virão. E aí, atrás disso, vem emprego. O pessoal cobra de mim, [mas] quem emprega não sou eu. Eu emprego em cargo de comissão e quando faço concurso. E [o ministro da Economia] Paulo Guedes decidiu basicamente que poucas áreas terão concurso por que não tem como pagar mais”, afirmou.

Reeleição

Bolsonaro disse ainda que, se for feita uma “boa reforma política”, aceitaria acabar com a reeleição para presidente. Mas, sem essa reforma, Bolsonaro admitiu que pode concorrer à reeleição. “Se, em 2022, eu estiver razoavelmente bem, eu venho. Caso contrário, estou fora. Não existe bom governo com má economia. O Paulo Guedes está confiando que, ao entregar essa nova Previdência, a gente vai deslanchar na economia”, afirmou.

Após sair do Palácio do Planalto, Bolsonaro foi a um supermercado em Brasília, que costumava frequentar antes de ser eleito. Lá comprou xampus e cumprimentou clientes. Depois visitou clubes ligados às Forças Armadas. De volta ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro cumprimentou eleitores.

 

À tarde, no palácio, Bolsonaro vai assistir ao jogo entre Brasil e Peru pela Copa América.

Reportar Erro
Gov Transversal - Mar25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rose Modesto e o presidente do Senado Davi Alcolumbre -
Política
Rose Modesto é nomeada para cargo estratégico no Senado
Alexandre Padilha e Gleisi Hoffmann são empossados
Brasil
Alexandre Padilha e Gleisi Hoffmann são empossados
Divulgação -
Justiça
CNJ lança ferramenta para acompanhar casos de violência contra a mulher na Justiça
Corregedoria deve verificar in loco o funcionamento do TJMS
Brasil
CNJ repudia agressão à servidora do TJ durante cumprimento de ordem judicial
Presidente Lula
Brasil
Novos ministros da reforma de Lula tomam posse dia 10 de março
Ministério de Minas e Energia/Angra III
Brasil
Grupo de trabalho irá criar operações para o Centro de Emergência Nuclear
Deputados federais em sessão no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília
Política
Estados podem assumir a regularização das terras de reforma agrária
O Bragantino informou, em nota, que o atleta estava em um veículo que colidiu com uma carreta
Brasil
Hospital inicia protocolo de morte encefálica em jogador do Bragantino
Foto: Brenno Carvalho/ Agência O Globo
Brasil
Bolsonaro deve apresentar defesa sobre denúncia do golpe de Estado nesta semana
Autora foi detida pela Guarda Municipal
Brasil
Durante desfiles, mulher vai presa por morder pessoas em camarote na Sapucaí

Mais Lidas

Empresário Valdir Vieira
Geral
Dono do Hotel Jandaia, Valdir Vieira morre aos 63 anos
Atenção: Notícias sobre bandidos disfarçados de vendedores de colchões são falsas
Polícia
Atenção: Notícias sobre bandidos disfarçados de vendedores de colchões são falsas
O caso está sendo investigado pela 2° Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande
Polícia
Diretora de escola do Coophasul é ameaçada por integrante de facção criminosa
AGORA: Usuário de drogas é baleado várias vezes na Nhanhá
Polícia
AGORA: Usuário de drogas é baleado várias vezes na Nhanhá