O ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta terça-feira (15), pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud), mostra o Brasil em 84° na lista dos países com alto desenvolvimento humano.
A lista é liderado pela Noruega, na Europa cujo IDH é de 0,957 entre os países com o melhor indicador de qualidade de vida. Na outra ponta, o Níger, na África tem o pior índice, de 0,394.
O Brasil perdeu cinco posições no ranking e passou do 79º para o 84º lugar, apesar do leve aumento no índice nacional, que foi de 0,762 para 0,765 entre os anos de 2018 e 2019.
No mesmo período, a média do IDH mundial também avançou 0,003 ponto, como o Brasil, e foi de 0,734 para 0,737. A região da América Latina e Caribe avançou de 0,764 para 0,766. O IDH mede o progresso dos países em saúde, educação e renda. Para esse indicador, quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento humano.

Os principais fatores que compõem o IDH são a expectativa de vida, os anos de escolaridade e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que é a quantidade de riqueza produzida por um país dividida pelo número de habitantes. Os dados mundiais divulgados hoje dizem respeito às estatísticas dos países referentes ao ano de 2019. Por serem relativos ao ano passado, o índice não reflete o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre os países
Neste ano, pela primeira vez, o Pnud divulgou os números do IDH também com um novo indicador, ajustado a partir da pressão que cada país exerce sobre o meio ambiente. O resultado indica que os países de mais lato desenvolvimento humano são os que mais pressionam o meio ambiente
O novo indicador, batizado de IDHP (Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado às Pressões Planetárias), é calculado a partir do IDH do país, ponderado com duas variáveis: as emissões de gases causadores do efeito estufa e a quantidade de recursos naturais utilizados pelas cadeias de produção de cada país, proporcionalmente à sua população.
Com o resultado do IDH recalibrado pelo novo indicador, o Brasil sobe dez posições no ranking e fica em 74º entre os países do mundo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo regulamenta modernização da CNH que reduz em até 80% custo de documentos

STF condena cinco ex-comandantes da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro

Congresso deve ganhar prazo para atualizar Lei do Impeachment

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões


O IDH do Brasil é de 0.765, no indicador que, quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento humano (Reprodução)



