A Caravana da Saúde chegou à região de Dourados na última quinta-feira (14), realizando nos dias 15, 16 e hoje (17) a mobilização geral (Dia D) de atendimentos em saúde. Chegando à sua 10ª edição, a Caravana atende os municípios da microrregião de Dourados, formada pelos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Rio Brilhante, Vicentina e Dourados.
A estimativa é de que sejam realizadas até o final do dia mais de 5,5 mil cirurgias entre gerais e oftalmológicas, cerca de 14 mil consultas e mais de 6 mil exames. Para as cirurgias hospitalares a Caravana contará com a participação do Hospital Regional de Cirurgias Eletivas da Grande Dourados, da rede hospitalar de Dourados e também do Hospital Regional de Fátima do Sul. Entre as especialidades para cirurgias gerais estão: ortopedia, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e proctologia.
Farmácia
Além dos procedimentos hospitalares, um serviço disponibilizado recentemente pela Caravana está sendo ofertado em Dourados: a orientação farmacêutica após atendimentos clínicos, que objetiva a identificação de medicamentos genéricos para que a população carente tenha maiores condições de aquisição de remédios, economizando com despesas.
De acordo com a assessoria de comunicação do Governo, essa ação é desempenhada pela coordenadoria farmacêutica, que possui pessoal capacitado, exclusivamente, para auxiliar nas consultas, exames e análises de receituários dos pacientes atendidos.
“É disponibilizada uma lista de orientação à população que passou por exames e consultas prévias. A relação impressa indica os medicamentos mais baratos, incluindo os similares genéricos, que resultam em economia para a população carente, incentivando a continuidade do tratamento após atendimentos clínicos”, informa Jefferson
Dengue
Como parte das ações da Caravana da Saúde, também fez parte do cronograma de ações no dia 14 a mobilização geral de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. Com o apoio de instituições parceiras como Exército Brasileiro, Polícia Militar e Tribunal de Justiça, equipes da Secretaria de Estado de Saúde distribuíram panfletos e fizeram orientações em um mutirão de limpeza para combater os focos e criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Iniciado na edição de Jardim, a Caravana vem realizando os trabalhos de conscientização nas próximas edições como forma de intensificar as ações de enfrentamento ao mosquito.
Segurança
A Caravana conta também com a presença das instituições de segurança subordinadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Equipamentos que são utilizados no combate à incêndios urbanos e florestais, busca e salvamento aquático e terrestre e atendimento pré-hospitalar estão sendo demonstrados no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão.
Os visitantes também recebem dos Bombeiros orientações das técnicas utilizadas no combate a incêndios, táticas de extinção de chamas, aprendem como prestar os primeiros socorros para vítimas de infarto e engasgamento, por exemplo, e conhecem de perto as viaturas utilizadas pela corporação.
Já a Polícia Civil leva para a Caravana importantes orientações de acesso aos serviços on-line, para realizar denúncias e para evitar que crimes ocorram. No evento os policiais civis fazem contato com os usuários, registram boletins de ocorrência, distribuem panfletos com orientações e exibem vídeos de prevenção e combate à violência doméstica.
No Complexo os usuários e visitantes podem ainda ter contato direto com a Polícia Comunitária, filosofia que tem por objetivo aproximar polícia e comunidade, para que juntas identifiquem as prioridades e trabalhem para solucionar problemas de segurança pública, como crimes, uso de drogas e desordens sociais.
Parcerias
Desde sexta-feira (15), a Caravana da Saúde está realizando o seu dia D de atendimentos para os municípios da microrregião de Dourados. Além do atendimento oftalmológico e especialidades médicas, mais de 30 instituições parceiras, entre elas Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Polícia Civil estão trabalhando no evento.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Lula sinaliza veto ao projeto da Dosimetria

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização







