Em 2016, a Campanha Setembro Amarelo, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio, chega ao seu terceiro ano seguido no País. Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) alerta que 17% das pessoas no país já pensaram, em algum momento, tirar a própria vida.
Em Campo Grande o Setembro Amarelo foi instituída com a aprovação, em 2015, da lei que estabelece a realização de campanhas com a finalidade de prevenir suicídios com o desenvolvimento de ações, dentre elas debates sobre o problema e suas possíveis causas.
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) a entidade e parceiras, elaboraram uma cartilha para dar orientações aos profissionais da área de saúde em casos de tentativas ou para identificação de possíveis casos em seus pacientes.
O vereador Chadid, que é psicólogo, tem reiterado a importância do Setembro Amarelo reafirmando que muitos casos são oriundos da depressão, que se não diagnosticada e tratada, leva as pessoas a tomarem decisões extremas.
O assunto que ainda é tratado como tabu precisa ser discutido pela sociedade em geral. Nesta mesma linha, a Associação Brasileira de Psiquiatria, juntamente com o CBF, a Federação Nacional dos Médicos e suas regionais enfatizam o combate ao estigma que paira sobre o tema, informando a população e falando sobre o assunto.
Números
Em Campo Grande, números fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, durante audiências públicas no ano passado, mostraram que de janeiro a outubro haviam sido registradas 598 tentativas de suicídio, enquanto que em 2014 ocorreram 53 óbitos. Na época, outro fator alarmante foram dados de que o suicídio tinha respondido pela terceira causa de mortes em 2014 dentre as causas externas, enquanto que a tentativa foi a terceira violência mais registrada. A faixa etária de quem pratica o suicídio é de 15 a 34 anos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Lula sinaliza veto ao projeto da Dosimetria

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização

Governo regulamenta modernização da CNH que reduz em até 80% custo de documentos







