A definição do relator da representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) no Conselho de Ética da Câmara foi adiada hoje (6) depois que o escolhido, deputado Wellington Roberto (PR-PB), recusou a indicação. A decisão foi anunciada pelo presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PR-BA).
Roberto havia sido escolhido por Araújo entre três parlamentares sorteados para a relatoria da representação, mas recusou a indicação alegando excesso de trabalho. Os outros dois sorteados foram os deputados Zé Geraldo (PT-PA) e Valmir Prascidelli (PT-SP).
Um pedido de suspeição contra os petistas foi apresentado pelo deputado Laerte Bessa (PR-DF), pelo fato de o PT ter defendido, em seu congresso nacional, a cassação de Bolsonaro. Araújo disse então que vai consultar a secretaria do conselho para ver as opções para a relatoria.
Bolsonaro foi denunciado pelo PV ao Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. No pedido, o partido pede a cassação do mandato do deputado por apologia ao crime de tortura cometida por ele ao homenagear o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra durante a votação da abertura do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff, em abril.
Substituição
O conselho aprovou uma regulamentação para disciplinar a substituição de membros do colegiado. Agora, a troca de integrantes só poderá ocorrer em razão de renúncia, falecimento, término ou perda de mandato. No caso de afastamento do titular, o substituto deve ser o suplente definido na composição original do conselho.
A nova regra acaba com a controvérsia sobre novas indicações dos líderes partidários para vagas de membro titular do conselho. A liderança terá que, necessariamente, indicar o suplente já definido.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Lula sinaliza veto ao projeto da Dosimetria

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização


Jair Messias Bolsonaro (Reprodução)



