As cadeiras de rodas e outras formas de auxílio à mobilidade, como bengalas e muletas, estão livres dos limites de peso e tamanho em viagens rodoviárias interestaduais e internacionais.
Decreto assinado pelo presidente Michel Temer e publicado na sexta-feira (17), no Diário Oficial da União, impede que esse tipo de equipamento seja alvo de cobranças adicionais ou restrições para serem levados no bagageiro de ônibus de viagem e similares. A nova regulamentação altera o Decreto 2.521 de 1998.
Segundo ressaltou o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegri, o texto parte do pressuposto que os equipamentos de mobilidade devem ser entendidos como parte integrante do corpo das pessoas com deficiência. "O cidadão tem que viajar sempre acompanhado daquilo que garante sua mobilidade, autonomia e independência, sem nenhum ônus”, ressaltou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pais não podem usar assinatura Gov.br para autorizar viagem de menores, decide CNJ

Projeto amplia direitos de pessoas com diabetes tipo 1 e segue para sanção presidencial

Fim da escala 6x1 pode começar a valer no segundo semestre, diz Hugo Motta

Semana da Pauta Verde mira 31,2 mil processos ambientais em todo o Brasil

Anvisa autoriza retomada da produção e libera parte dos produtos da Ypê

EUA colocam PCC e Comando Vermelho na mira do terrorismo global; entenda o que muda

PF volta a negociar colaboração premiada com Daniel Vorcaro

Deputado é condenado após publicar imagem falsa de Bolsonaro feita por IA

PEC que determina adoção de escala 5x2 passa em 1º turno na Câmara dos Deputados

Qualquer forma de auxílio à mobilidade estão livres dos limites de peso e tamanhos (Divulgação)



