Menu
Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2026
Assembleia Maio26
Justiça

Semana da Pauta Verde mira 31,2 mil processos ambientais em todo o Brasil

Força-tarefa do Judiciário busca acelerar ações ligadas a resíduos sólidos, aterros sanitários, mudanças climáticas e proteção ambiental

30 maio 2026 - 14h11Vinícius Santos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, entre os dias 8 e 12 de junho, a segunda edição da Semana da Pauta Verde, mobilização nacional que reúne tribunais da Justiça Federal e Estadual para dar mais agilidade à tramitação de processos ambientais considerados complexos e de grande impacto coletivo.

A iniciativa é coordenada pelo Fórum Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente e tem como objetivo impulsionar o andamento de ações relacionadas a questões ambientais estruturais, buscando respostas mais rápidas e efetivas por parte do Poder Judiciário.

A expectativa é que, durante a semana, sejam analisados mais de 5,2 mil processos na Justiça Federal e cerca de 26 mil na Justiça Estadual. Entre os temas prioritários estão gestão de resíduos sólidos, saneamento básico, poluição, regularização fundiária, proteção de áreas ambientais e impactos causados por grandes empreendimentos.

Também receberão atenção especial ações envolvendo lixões e aterros sanitários, além de processos penais, civis e fiscais ligados à área ambiental, litígios climáticos e outras demandas estruturais.

A programação prevê a realização de mutirões, audiências e ações de conciliação. Segundo o CNJ, a proposta é incentivar soluções consensuais para reduzir o tempo de tramitação e os custos processuais, além de aprimorar a gestão dos recursos judiciais e fortalecer a governança ambiental no sistema de justiça.

Além dos processos tradicionais, serão analisados acordos de não persecução penal firmados entre o Ministério Público e investigados antes da abertura de ações penais, casos passíveis de suspensão condicional do processo, demandas dos juizados especiais, execuções fiscais ambientais e ações climáticas.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, o destaque será a atuação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que promoverá audiências com forte foco na conciliação e na construção de acordos entre as partes.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Reportar Erro
Abrasel Brasil Sabor Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fachada da OAB - Foto: Foto: Raul Spinassé/CFOAB
Tecnologia
OAB discute desafios éticos da Inteligência Artificial no exercício da advocacia
STF Fachada e Estátua da Justiça -
Justiça
Agente público não poderá ser condenado por improbidade sem prova de dolo, diz STF
Casaco estava com manchas de sangue
Justiça
Justiça autoriza sepultamento de bebê encontrado em lixeira em Ponta Porã
PCC e CV são facções atuantes no Brasil
Justiça
Classificar PCC e CV como terroristas não ajuda o Brasil, diz promotor
Seis candidatos à vaga drurante sessão
Justiça
OAB/MS escolhe seis nomes para disputa de vaga no TJMS pelo Quinto Constitucional
Lula e Jorge Messias
Justiça
Lula diz que vai indicar novamente Messias ao STF
Miguel faleceu no acidente de trânsito
Justiça
Justiça mantém preso motorista acusado de matar criança e idosa em acidente na Capital
Fórum da Comarca de Três Lagoas - Foto: José Roberto Almeida / Reprodução / Google
Interior
Integrantes do PCC vão a júri popular por 'tribunal do crime' em Três Lagoas
Momento em que a criança foi atingida
Justiça
Justiça nega soltar investigada por ataque que matou criança no Noroeste
Divulgação / TJMS
Comportamento
TJ e Governo alinham detalhes da 3ª Caminhada 'Todos Por Elas' em Campo Grande

Mais Lidas

Impressora usada por oficiais de Justiça - Foto: Ilustrativa / Divulgação / TJMS
Transparência
TJMS demite oficial de Justiça por atrasos em mandados e atuação como professor
UPA Universitário, em Campo Grande
Polícia
AGORA: Dois suspeitos são feridos em confronto com a PM em Campo Grande
Prisão aconteceu em Campo Grande pela Denar
Polícia
Mulher de 33 anos é presa em Campo Grande por lavar dinheiro para o CV
Grave acidente ocorreu entre Coxim e Pedro Gomes
Polícia
VÍDEO: Grave acidente entre caminhonete e carreta bloqueia BR-163, em Coxim