Menu
Menu
Busca quarta, 15 de abril de 2026
Sebrae IA #1 Abr26
Brasil

Dilma Rousseff está fora da lista das mulheres mais poderosas do mundo em 2016

06 junho 2016 - 14h30Forbes Brasil

A presidente afastada Dilma Rousseff não é mais uma das mulheres mais poderosas do mundo. É a primeira vez que ela fica fora da lista anual de FORBES desde que foi eleita, em 2010. O ranking sai quase um mês depois de o Senado Federal abrir o processo de impeachment.

Quando Dilma foi eleita presidente do Brasil, em 2010, não era só o seu eleitorado ou o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que acreditavam nela. Na segunda lista anual das pessoas mais poderosas do planeta publicada por FORBES naquele ano, a principal líder do país assumiu o lugar de seu padrinho político no ranking e estreou na 16ª posição geral das pessoas mais poderosas e a segunda mulher, atrás apenas de Angela Merkel.

RANKING: 25 mulheres mais poderosas do mundo em 2016

Apesar da fama de boa gestora, Dilma viu, com o tempo, a reputação internacional do país perder força, ao mesmo tempo em que seu desempenho pessoal na lista também caía. A piora da situação econômica brasileira, agravada em 2015 pelo rebaixamento da nota do país em duas agências de avaliação de risco, fez com que Dilma fosse deixada ainda mais pra trás – caiu para 37ª posição geral e 7ª entre as mulheres.

Na lista deste ano, há 11 chefes de estado, uma rainha e duas primeiras-damas. Angela Merkel ocupa, há dez anos, a primeira posição da lista e nesta edição não foi diferente. Sua sucessora manteve-se a principal pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, pelo segundo ano seguido. Se ela ganhar, é uma forte concorrente para o primeiro lugar em 2017. Janet Yellen, presidente do Fed dos Estados Unidos, fecha o Top 3.

Para chegar aos 100 nomes presentes na lista das mulheres mais poderosas do mundo, FORBES realiza uma compilação baseada em oito categorias: bilionárias, empreendedoras, celebridades, setor financeiro, mídia, filantropas, políticas e da área de tecnologia. Em seguida, quatro formas de avaliação são aplicadas: fortuna, presença e importância na mídia, esferas de influência e impacto.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governo reforça Minha Casa, Minha Vida e projeta 3 milhões de unidades
Brasil
Governo reforça Minha Casa, Minha Vida e projeta 3 milhões de unidades
Governo formaliza para o Congresso proposta que reduz jornada e mantém salário
Brasil
Governo formaliza para o Congresso proposta que reduz jornada e mantém salário
SISFRON - Foto: Exército Brasileiro
Política
CPI do Crime Organizado expõe falhas no sistema de monitoramento das fronteiras
Relatório final da CPI do Crime pede indiciamento de ministros do STF e PGR
Brasil
Relatório final da CPI do Crime pede indiciamento de ministros do STF e PGR
Olimpíada de Professores de Matemática abre as inscrições
Brasil
Olimpíada de Professores de Matemática abre as inscrições
Prédio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Brasília
Brasil
Gilberto Waller é demitido da presidência do INSS
Ministro da Fazenda inicia agenda internacional nos EUA e na Europa
Brasil
Ministro da Fazenda inicia agenda internacional nos EUA e na Europa
Morre aos 82 anos o ator e dublador Silvio Matos, ícone da TV brasileira
Brasil
Morre aos 82 anos o ator e dublador Silvio Matos, ícone da TV brasileira
Bilhetes da Mega-Sena
Brasil
Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 40 milhões neste sábado
Gás do Povo
Brasil
Vale-recarga do programa Gás do Povo é liberado a 206 mil famílias

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
Geral
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande