Frigoríficos terão novas normas para comercializar carne moída a partir de 1º de novembro. Conforme a portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a medida tem objetivo de modernizar processos produtivos e procedimentos industriais.
Segundo a pasta, a norma é direcionada para estabelecimentos e indústrias produtores de carne moída que sejam registrados junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
O novo regulamento visa assegurar a segurança dos produtos, além de dar mais transparência aos consumidores. Os estabelecimentos terão prazo de um ano para se adequar às condições previstas na portaria. A medida não se aplica aos supermercados e açougues que vendem direto ao consumidor.
Novas regras
A carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. Não é permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.
É ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída, a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda.
A portaria estabelece ainda que a matéria-prima para fabricação do produto deve ser exclusivamente carne, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. É proibida a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.
A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0°C e 4°C e a carne moída congelada à temperatura máxima de -12°C. O produto não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura superior a 7°C e deve ser submetido imediatamente ao resfriamento ou ao congelamento rápido.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Acessos ilegais a dados de ministros tinham objetivo de criar suspeitas artificiais, diz STF

CNJ lança manual com diretrizes para garantir direitos da população em situação de rua

Projeto endurece punição para casos de 'Boa noite, Cinderela'

Outro! Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Pleno

Reajuste de servidores é confirmado para 2026, mas sem despesas além do mandato

Itaipava aposta em Virgínia para se aproximar da geração Z no Carnaval

Macron pede reunião com Lula em meio a acordo Mercosul-UE e debate sobre Ucrânia

Vídeo: Navio colide com balsas e tripulação pula no mar no Porto de Santos

PL prevê recursos fixos para abrigos de animais vítimas de maus-tratos


Medida visa modernizar processos produtivos e procedimentos industriai (Reprodução )


