A integridade de assessores externos e membros de órgãos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será verificada previamente segundo norma aprovada no último dia 8 pelo Conselho de Administração da instituição e anunciada nesta segunda-feira (10).
A norma tem como foco os cargos de presidente, diretor, membro dos conselhos de Administração e Fiscal e dos Comitês de Auditoria, Remuneração e Riscos e assessores externos.
Segundo informou a assessoria de imprensa do BNDES, além da avaliação curricular do profissional, as pessoas indicadas a um dos cargos e posições mencionadas na norma passarão pelo background checking prévio, cuja análise deverá ser renovada a cada ano. Será feito o monitoramento de notícias sobre o indicado e apurada a relação prévia com o banco e suas subsidiárias.
“Com base nas informações coletadas, a Área de Integridade e Controle de Risco se manifestará sobre a existência de riscos ou impedimentos à nomeação ou à manutenção do profissional, podendo recomendar medidas como a não contratação, demissão, instauração de procedimentos de apuração e envio de informações ao Ministério Público, órgãos de controle ou entidades reguladoras”, informou a assessoria. O parecer final será enviado ao responsável pela nomeação.
O processo envolverá diferentes instâncias internas do banco, entre as quais os Departamentos de Compliance, de Risco de Crédito e Jurídico, superintendentes, diretor responsável pela Área Jurídica e presidente do banco.
De acordo com o BNDES, a intenção é garantir o alinhamento às melhores práticas corporativas de “integridade, controle e gestão de riscos”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Decreto oficializa secretário de Clima na presidência da COP30 em Belém

Bolsonaro e aliados agora são réus por tentativa de golpe, decide STF

AO VIVO: STF dá continuidade ao julgamento de Bolsonaro e aliados

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

Lula inicia agenda em visita de Estado ao Japão

Funcionários da Petrobras aprovam greve de 24 horas em defesa do trabalho remoto

Lula assina criação do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México

Próximo sorteio da Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 14,5 milhões

Criança de 4 anos leva cocaína para escola e distribui aos colegas em MG
