O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acaba de ser autorizado pelo juiz Danilo Pereira Jr., da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, a deixar a prisão.
Depois de ficar 1 ano e 7 meses preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba e agora poderá recorrer em liberdade, no caso triplex. Ele só vai voltar a cumprir a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias após o trânsito em julgado, graças a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a prisão após condenação em segunda instância.
Na quinta-feira (7), por 6 votos a 5, o STF mudou um entendimento de 2016 e decidiu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.
“A decisão da Suprema Corte confirma aquilo que nós sempre dissemos, que não havia a possibilidade de execução antecipada da pena”, disse Cristiano Zanin, advogado de Lula, logo após pedir o alvará de soltura.
A defesa disse que espera agora a “nulidade de todo o processo, com o reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização

Governo regulamenta modernização da CNH que reduz em até 80% custo de documentos

STF condena cinco ex-comandantes da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro

Congresso deve ganhar prazo para atualizar Lei do Impeachment

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP


Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República (Reprodução)


