Após três horas em reunião com senadores na terça-feira (19), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu aguardar um parecer de técnicos do Senado para decidir se vai acatar o pedido de criação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar integrantes dos Tribunais Superiores. A chamada CPI da "Lava Toga" vem levantando polêmicas entre políticos e magistrados do judiciário.
Fontes de Brasília, afirmaram ao JD1 Notícias que aparentemente essa CPI “não vinga” devido a apresentação dos fatos na documentação. Conforme as informações, foram apresentados 13 fatos determinados e desses somente três poderão ser analisados perante a Constituição, os outros dez são atividades típicas do judiciário e que não existe elemento para levar adiante uma CPI – pois cabe ao judiciário julgar, independente se o indivíduo concorde ou não.
Ainda conforme a fonte, durante a análise documental caberá decidir se haverá o aceite de um ou outro caso apontado que denigre o papel dos ministros superiores.
A Folha de São Paulo publicou nesta manhã que o requerimento foi assinado por 29 senadores, dois a mais que o mínimo necessário, e apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE).
Sobre a documentação, o jornal disse que nem a Constituição nem o regimento interno do Senado definem o que é fato determinado. Já o regimento da Câmara diz que é "o acontecimento de relevante interesse para a vida pública e a ordem constitucional, legal, econômica e social do país, que estiver devidamente caracterizado no requerimento de constituição da comissão".
A análise não tem data para ser concluída, Davi decidirá se dará seguimento à apreciação do requerimento apresentado ou se vai orientar Alessandro Vieira a coletar novamente as assinaturas, mas agora com a argumentação restrita aos itens com fato determinado.
Segundo o requerimento, a CPI visa apurar "condutas improbas, desvios operacionais e violações éticas por parte de membros do Supremo Tribunal Federal e de Tribunais Superiores do país".
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga


CPI está sendo analisada para investigar integrantes dos Tribunais Superiores (Reprodução)



