Mais de 900 pessoas já foram responsabilizadas pelos atos antidemocráticos que ocorreram em 8 de janeiro de 2023, quando uma multidão invadiu e depredou as sedes do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto, com o objetivo de destituir o presidente eleito, baseados em falsas alegações de fraude eleitoral.
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 1.682 pessoas, das quais 371 já foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 535 denunciados firmaram acordos para encerrar a ação penal sem condenação, cumprindo medidas alternativas.
A investigação, conduzida pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA), classificou os denunciados em quatro núcleos, incitadores (1.204), executores (407), financiadores (63) e autoridades (8). O STF iniciou os julgamentos em setembro de 2023 e, até dezembro, já havia condenado 371 réus.
A tese do MPF, que foi acatada pelo Supremo, indicou que os ataques tinham como objetivo a realização de um golpe de Estado e não se trataram de atos isolados ou mera insatisfação. Os executores, em sua maioria presos em flagrante, foram condenados a penas que variam de 3 a 17 anos, além de multas e indenizações no valor de R$ 30 milhões.
Os incitadores, que se mantiveram em acampamento após os ataques, receberam penas alternativas, como a prestação de serviços comunitários e cursos sobre democracia. Já os financiadores, responsáveis por financiar deslocamentos e promover incitações, também estão sendo responsabilizados.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional no Pantanal

Confusão em MS faz morador de Rondônia virar foragido por crime que não cometeu

JD1TV: Tiroteio em Universidade deixa um morto e causa pânico em alunos

Cacique Raoni, que recebeu Angelina Jolie, é admitido no Grau de Grã-Cruz

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência da República

Brasil é 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil online

Cidade do Pará tem tremor de terra de magnitude 4,3

JD1TV: Dois cães resgatam cachorrinho atropelado; assista

Angelina Jolie visita aldeia indígena e é recebida pelo cacique Raoni
