Menu
Busca quinta, 06 de outubro de 2022
(67) 99647-9098
TJMS outubro22
Brasil

Ministro Alexandre de Moraes será empossado presidente do TSE

Os mandatos dos ministros da Corte Eleitoral são de dois anos

15 agosto 2022 - 11h06Sarah Chaves, com informações do TSE

Com o fim da composição atual da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin deixa o cargo e o ministro Alexandre de Moraes tomará posse como presidente nesta terça-feira (16).

Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski será empossado vice-presidente. A solenidade será transmitida pelo canal do TSE no YouTube.

Os dois ministros foram eleitos para os cargos durante a sessão administrativa da Corte Eleitoral realizada no dia 14 de junho.  Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022. 

O TSE é integrado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da Corte, dois ministros são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e dois são juristas, provenientes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Os mandatos dos ministros da Corte Eleitoral são de dois anos, sendo possível a recondução por, no máximo, mais um biênio consecutivo.

Ministros

Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP). É ministro efetivo do TSE desde 2 de junho de 2020, após atuar como substituto desde abril de 2017. Possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito. Atuou como promotor de Justiça, advogado, professor de Direito Constitucional, consultor jurídico e ministro da Justiça. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017.

Ricardo Lewandowski, nascido no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1948, é ministro do Supremo Tribunal Federal desde 16 de março de 2006. Ele é doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e master of arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University. Antes de ingressar no STF, também foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Infecção pulmonar em Chris Martin cancela shows do Coldplay no Brasil
Economia
IBGE prorroga coleta Censo 2022 até dezembro
Brasil
Bebê de dois meses morre após ser atingido no rosto por um celular
Brasil
Censo 2022 entrevistou em dois meses, 49% da população estimada
Brasil
Mega-Sena tem dois ganhadores de prêmio de R$ 317 milhões
Brasil
IBGE: Trimestre encerrado em agosto registra queda de 8,9% no desemprego
Brasil
Mãe que matou as filhas envenenadas, afogadas e a facadas disse ter feito bem a elas
Brasil
Justiça anula condenação de ex-policial envolvido na morte de Eliza Samudio
Brasil
Pancadaria entre torcedores do Cruzeiro e Palmeiras deixa 4 feridos; assista
Brasil
Mega-Sena acumula em RS 200 milhões

Mais Lidas

Política
Marquinhos quer manter controle da prefeitura
Geral
Sai a lista sêxtupla da OAB
Polícia
JD1TV: Pedestre morre após ser atropelado por moto na Ceará
Polícia
Corpo de homem é encontrado queimado em rua do Nova Lima