No último sábado (3), a jornalista e ativista antirracista Helaine Martins, de 41 anos, faleceu depois de uma parada cardiorrespiratória. Ao portal Alma Preta, amigos afirmam que a ativista se sentiu mal e faleceu na parte da tarde.
Helaine era conhecida por suas iniciativas antirracistas no setor de comunicação e pelo desejo de levar pluralidade ao jornalismo. Em 2005, ela criou o projeto “Entreviste um Negro” com o veículo de comunicação Mundo Negro. O site funciona como um banco de profissionais negros que poderiam dar entrevistas sobre assuntos diversos.
A jornalista também é criadora do hub de conteúdo Expresso na Periferia, uma parceria entre O Estado de São Paulo e a 99, que visa a adaptação de conteúdo e linguagem à cultura periférica em parceria com coletivos. No dia 2 de julho, ela foi confirmada como editora do projeto.
Formada em jornalismo, a carioca de família de Belém do Pará trabalhou com comunicação organizacional em órgãos do governo e em assessorias de empresas. Em 2014, fez pós-graduação em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, na ECA/USP. Helaine também publicou três livros, sendo que um deles foi como participante da coletânea “Eu amo correr”, publicada como série “Eu amo…” pela editora Mol.
Deixe seu Comentário
Leia Também

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga







