Menu
Menu
Busca segunda, 01 de junho de 2026
Brasil

Operação mira produtora de filme sobre Bolsonaro e instituto contratado pela Prefeitura de SP

Polícia Civil investiga suspeitas de superfaturamento e desvio de recursos do programa WiFi Livre SP

01 junho 2026 - 10h22Sarah Chaves

A Polícia Civil de São Paulo cumpriu, na manhã desta segunda-feira (1º), mandados de busca ligados à investigação de um contrato de internet gratuita firmado entre a Prefeitura da capital paulista e o Instituto Conhecer Brasil (ICB). A apuração também atingiu a produtora responsável pelo filme "Dark Horse", que retrata a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro.

As buscas foram realizadas na sede da Go UP Entertainment, produtora do longa-metragem, em endereços ligados à empresária Karina Ferreira da Gama, além da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e do próprio ICB, entidade presidida por ela.

Segundo a investigação, há suspeitas de superfaturamento no contrato do programa WiFi Livre SP e de possível desvio de recursos públicos. A polícia apura se parte do dinheiro recebido pelo instituto foi direcionada para empresas de Karina, incluindo a produtora do filme.

De acordo com documentos da investigação, os policiais suspeitam que tenha ocorrido confusão patrimonial entre o instituto e a produtora, com eventual uso de recursos públicos para financiar atividades relacionadas ao longa-metragem. Também são investigadas possíveis operações para ocultar a origem dos valores.

A operação foi autorizada pela Vara de Garantias do Tribunal de Justiça de São Paulo. Conforme revelado anteriormente pela imprensa paulista, a Polícia Civil já havia solicitado acesso a dados financeiros de Karina e das empresas ligadas a ela.

Em nota divulgada anteriormente, a Prefeitura de São Paulo afirmou que não identificou irregularidades na execução do contrato até o momento, mas informou que adotará as medidas necessárias caso as investigações apontem problemas.

Karina Ferreira da Gama já havia negado qualquer ligação entre recursos públicos e a produção de "Dark Horse". Segundo ela, o filme não recebeu dinheiro de empresas ou pessoas brasileiras e a contratação do instituto pela prefeitura ocorreu de forma regular.

O filme ganhou repercussão após reportagens apontarem que o empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master, teria destinado R$ 61 milhões para o projeto. O caso também é alvo de apurações sobre a origem e a destinação dos recursos.

 

 

Reportar Erro
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministro Mauro Vieira - Foto: Mateus Oliveira/MRE
Internacional
Mauro Vieira vai a Pequim para reunião estratégica entre Brasil e China
Advocacia-Geral da União (AGU) | Foto: Daniel Estevão/Ascom
Justiça
R$ 373 milhões em multas são pagos e ações do 'cartel do cimento' chegam ao fim, diz AGU
INSS - FOTO: Pedro França/Agência Senado
Política
INSS regulamenta pensão especial para órfãos de feminicídio; veja quem tem direito
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Justiça
Pais não podem usar assinatura Gov.br para autorizar viagem de menores, decide CNJ
Gildson di Souza/Secom/Prefeitura de SP
Brasil
Projeto amplia direitos de pessoas com diabetes tipo 1 e segue para sanção presidencial
Hugo Motta defende que trabalhadores mais descansados tendem a produzir melhor
Brasil
Fim da escala 6x1 pode começar a valer no segundo semestre, diz Hugo Motta
Foto: Ilustrativa / MPAP
Justiça
Semana da Pauta Verde mira 31,2 mil processos ambientais em todo o Brasil
Foto: Pedro Affonso/Folhapress
Brasil
Anvisa autoriza retomada da produção e libera parte dos produtos da Ypê
Insígnia de facção em MS - Foto: Reprodução / PCMS
Internacional
EUA colocam PCC e Comando Vermelho na mira do terrorismo global; entenda o que muda
Daniel Vorcaro,  dezembro de 2025
Brasil
PF volta a negociar colaboração premiada com Daniel Vorcaro

Mais Lidas

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Comportamento
Mãe perde filho para a depressão, faz alerta nas redes e emociona milhares de pessoas
Foto: Arquivo pessoal
Polícia
Discussão termina em morte dentro da Ceasa de Campo Grande
Caso foi registrado na Depac Cepol
Polícia
Homem invade garagem, faz ameaças e atira contra carro no Centro de Campo Grande
UPA Universitário, onde suspeitos estavam internados
Polícia
Após serem socorridos, suspeitos de confronto com a PM morrem na UPA Universitário