A Medida Provisória 1.309/2025, que integra o Plano Brasil Soberano, será votada na próxima terça-feira (14) pela comissão mista. O texto busca mitigar os impactos das tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, com medidas como linhas de crédito de R$ 30 bilhões, mudanças no seguro de crédito à exportação, suspensão de tributos e compras governamentais de alimentos.
O relator, senador Fernando Farias (MDB-AL), ouviu diversas categorias em audiências públicas, com destaque para as preocupações envolvendo pequenos produtores e empresas.
A advogada tributarista Kaliane Abreu alertou para os desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas, especialmente as que são atendidas pelo Pronampe. Ela criticou a alta taxa de juros (atualmente a Selic mais 5% ou 6%) que torna o crédito difícil para essas empresas. A sugestão é substituir a Selic pelo IPCA para reduzir os custos. O senador Farias destacou que a MP contempla linhas de crédito para pequenos negócios, mas também apontou a necessidade de apoio imediato dos estados, com medidas como a postergação de tributos.
O relator expressou preocupação sobre o acesso dos pequenos produtores ao auxílio e mencionou conversas com o Banco do Nordeste para facilitar a distribuição de recursos. A informalidade e a falta de documentação foram apontadas como obstáculos para os produtores, como no caso da apicultura, que enfrenta dificuldades para acessar financiamento. A desburocratização dos processos foi destacada como uma solução.
A crise nas exportações para os Estados Unidos afeta diretamente os portos brasileiros, como os de Suape (PE) e Santos (SP). Diretores de ambos destacaram a importância de buscar novos mercados, já que o impacto de uma possível tarifa pelos chineses seria ainda maior. Contudo, redirecionar a produção para outros destinos é complicado, pois muitos produtos são especificamente desenvolvidos para o mercado norte-americano. A dificuldade de adaptação foi mencionada por setores como o de frutas e madeiras processadas, que enfrentam desafios para alterar seus produtos destinados aos EUA.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral

Justiça garante a militares transgênero uso do nome social nas Forças Armadas


O senador Fernando Farias é relator e o deputado Cezinha de Madureira, presidente da comissão mista (Geraldo Magela/Agência Senado )



