Com promessa de conciliar agricultura e meio ambiente, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) assumiu nesta quinta-feira (14) a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Luis Carlos Heinze (PP-RS) ocupará a vice-presidência.
Soraya, durante pronunciamento de posse, afirmou que tem boa relação com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, também de Mato Grosso do Sul. De acordo com a nova presidente da CRA, um bom diálogo entre as partes poderá fortalecer ainda mais o agronegócio brasileiro.
Meio ambiente
Soraya ressaltou que o Brasil possui condições de conciliar o desenvolvimento agroeconômico com a preservação da riqueza ambiental. “Minha prioridade será alinhar agricultura e meio ambiente. O desenvolvimento econômico e a preservação ambiental são absolutamente compatíveis” argumentou.
A senadora apontou que os investimentos no incremento tecnológico manterão o crescimento da produção, tornando possível ao mesmo tempo não desmatar. Ela disse crer que o Brasil possui vocação para o agronegócio, sendo cada vez mais um dos “celeiros do mundo”. Para exemplificar seus argumentos ela relembrou de sua visita à China no mês passado e as negociações com a empresa estatal Cofco, daquele país.
“Os chineses são nossos maiores compradores, sendo que toda essa produção é adquirida pela Cofco. E os dirigentes dessa empresa me garantiram que tudo o que aumentarmos de produção, eles compram”, afirmou.
Brasil como potência mundial
O senador Luis Carlos Heinze disse durante a posse que o Brasil possui todas as condições de se tornar a maior potência agrícola mundial em menos de 10 anos, à frente dos Estados Unidos, da União Europeia e dos concorrentes asiáticos.
Para ele, o grande desafio do agronegócio hoje é diminuir a “asfixiante carga tributária, responsável por cerca de 30% dos custos de setores inteiros, como o do leite”.
“Vamos atuar aqui na CRA junto com a ministra Teresa Cristina para que esse compromisso seja cumprido”, afirmou.
Heinze destacou o protagonismo que o agronegócio conseguiu atingir no país, afirmando que o setor foi responsável direto pela quase totalidade das reservas cambiais acumuladas nos últimos anos e por cerca de 30% dos postos de trabalho hoje existentes.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral


O vice Luis Heinze disse durante a posse que o Brasil tem condições para ser tonar uma potência mundial (Senado)



