O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão nacional de todos os processos que discutem a validade do uso de provas obtidas a partir de dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sem autorização judicial ou abertura formal de investigação.
A decisão foi tomada no Recurso Extraordinário (RE) 1537165, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e segue o artigo 1.035, parágrafo 5º, do Código de Processo Civil (CPC). A suspensão vale até que o STF decida de forma definitiva sobre o tema, reconhecido com repercussão geral (Tema 1.404).
O ministro destacou o “impacto social relevante” da questão e a necessidade de se firmar entendimento “sob condições claras e definidas”. Moraes citou que a interpretação restritiva do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre os dados do Coaf tem causado consequências como anulação de provas, trancamento de inquéritos, revogação de prisões, liberação de bens apreendidos e invalidação de operações policiais.
Além da suspensão nacional dos processos, o ministro determinou a suspensão dos efeitos futuros de decisões judiciais que contrariem o Tema 990 da repercussão geral e a suspensão do prazo de prescrição nos processos paralisados.
Em junho, o STF declarou, por unanimidade, a existência de repercussão geral do tema. O julgamento final definirá se o Ministério Público pode requisitar relatórios financeiros sem autorização judicial e se o compartilhamento desses dados exige a abertura de investigação criminal formal.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Lula sinaliza veto ao projeto da Dosimetria

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização

Governo regulamenta modernização da CNH que reduz em até 80% custo de documentos


Ministro Alexandre de Moraes (Tânia Rêgo/Agência Brasil)




