O presidente Michel Temer sancionou na tarde desta quarta-feira (12) a lei que destina receitas da arrecadação de loterias para a segurança pública, bem como para os ministérios do Esporte e da Cultura. Essas duas últimas já recebiam recursos das loterias da Caixa Econômica Federal. A Medida Provisória (MP) 846, que trata do tema, foi aprovada pela Câmara em 21 de novembro, e no Senado no mesmo dia, seguindo para sanção presidencial.
O Ministério da Segurança Pública ficará com cerca de 9,4% da arrecadação bruta das loterias existentes. De acordo com o ministro Raul Jungmann, o setor terá cerca de R$ 4,2 bilhões de receita oriunda dessa lei até 2022. Apenas para o ano que vem, serão cerca de R$ 2 bilhões.
Da verba destinada à segurança pública, metade vai para os estados. A outra metade será dividida em 20% para programas de qualidade de vida dos policiais, agentes de segurança e agentes penitenciários e 30% para gestão do governo federal. A União, segundo Jungmann, poderá fazer convênios com os estados e municípios ou então a compra direta.
Anteriormente, Temer havia editado a MP 841 que criava o Fundo Nacional de Segurança Pública com recursos das loterias federais e tirava recursos das pastas da Cultura e do Esporte. A MP 846, assinada pelo presidente Michel Temer no final de julho, voltou a destinar recursos das loterias federais para os ministérios do Esporte e da Cultura, além de alocar parte dessa verba na área da segurança pública.
Na cerimônia de sanção da lei, Jungmann, exaltou as providências do governo Temer para federalizar a segurança pública. Para ele, o que se fazia antes era um “federalismo acéfalo”. “Se na saúde o processo de construção do SUS foi liderado pela União; se isso aconteceu na assistência, cultura e esportes e nunca na segurança pública, o governo federal teve responsabilidade [de fazer]. Hoje temos uma Política Nacional de Segurança Pública. É lei, institucional e vai dar rumo à segurança pública no Brasil”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia

Bienal do Livro do Rio tem último dia com Rubens Paiva e Ailton Krenak

Mais de 70 praticantes de stand up paddle são resgatadas após ventania no RJ

Lula lamenta morte de oito pessoas em queda de balão em Santa Catarina

Chuvas obrigam quase 8 mil pessoas a deixarem suas casas no RS

Porto Alegre fecha comportas preventivamente diante da elevação das águas

Balão pega fogo e cai em Santa Catarina

Segurança institucional do STF passa a ser oferecida de forma vitalícia a ex-ministros

Idoso morre esmagado após árvore cair em cima do carro
