Durante agenda na Cabaceiras, no semiárido da Paraíba, a ministra da Agricultura Tereza Cristina anunciou no domingo (17) que pretende fortalecer os programas de incentivo à cooperativas com a criação de um sistema novo, o Mais Cooperativismo, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).
Tereza disse que o cooperativismo é fundamental para o trabalho no campo e que o governo tem muito a fortalecer no setor. Ela já conversou com a diretoria da OCB e se encontrou, no Paraná, com dirigentes do setor. “O objetivo é fazer com que as pequenas também cresçam”, ressaltou.
Como a visita foi na região nordestina do país falar sobre a seca foi imprescindível, a ministra disse que vai se reunir com o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto para estudar ações que possam minimizar o problema da seca na região. “A ação tem de ser conjunta, não pode ser dispersa. Os ministros, toda segunda-feira, sentam para discutir as ações que podem realizar”, disse.
“Quem cuida da água é o Ministério do Desenvolvimento Regional, mas vamos conversar com o ministro [Gustavo] Canuto, ver as soluções que podemos trazer para a região”, acrescentou, defendendo também novas parcerias com os governos estaduais e os municípios.
Projeto social
Tereza Cristina disse que o governo não pretende acabar com projeto social sério, mas vai reavaliar aqueles em que o dinheiro some sem chegar a quem precisa. Ela disse que vai contar ao presidente Jair Bolsonaro o exemplo de sucesso que encontrou em Cabaceiras. “Vou mandar alguém do ministério para conhecer vocês e replicar em outros municípios esse exemplo de gente guerreira, que fez da adversidade o sucesso. Vou dizer ao presidente que temos casos de êxito no Nordeste e que precisamos apoiá-los. A região já tem muita que gente que transforma a adversidade em sucesso”, afirmou.
A ministra encerrou, no domingo (17), viagem de quatro dias ao Nordeste, tendo percorrido cidades do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, com a finalidade de planejar uma política dirigida ao semiárido e à região do país como um todo. Em março, deverá ir aos estados do Nordeste que não foram incluídos nesse roteiro inicial. A ministra viajou acompanhada do secretário de Agricultura Familiar do Mapa, Fernando Schwanke, e do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Após cirurgia, Lula recebe alta, mas ficará em repouso no fim de semana Lin

Cachorro é morto com dez tiros em frente a ponto de ônibus em SP

Adolescentes suspeitos de matar o cão Orelha voltam ao Brasil

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

Vídeo: Fuga com lulu-da-pomerânia termina na delegacia

Polícia Federal prende suspeito de planejar atentado terrorista no Brasil

Caso Orelha: Justiça dá 24 horas para redes removerem informações sobre adolescentes

CPMI do INSS retoma trabalhos com foco em banqueiros e ouvirá Vorcaro

Ministra da Agricultura afirmou que o cooperativismo é essencial para o trabalho no campo (Ministério da Agricultura)



