Menu
Busca sábado, 19 de junho de 2021
(67) 99647-9098
Senar - junho21
Brasil

Tereza Cristina anuncia sistema para apoiar o cooperativismo no país

O anúncio foi feito durante visita na Cabaceiras que fica no semiárido da Paraíba

18 fevereiro 2019 - 14h48Mauro Silva com Acrissul

 

Durante agenda na Cabaceiras, no semiárido da Paraíba, a ministra da Agricultura Tereza Cristina anunciou no domingo (17) que pretende fortalecer os programas de incentivo à cooperativas com a criação de um sistema novo,  o Mais Cooperativismo, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

Tereza disse que o cooperativismo é fundamental para o trabalho no campo e que o governo tem muito a fortalecer no setor. Ela já conversou com a diretoria da OCB e se encontrou, no Paraná, com dirigentes do setor. “O objetivo é fazer com que as pequenas também cresçam”, ressaltou.

Como a visita foi na região nordestina do país falar sobre a seca foi imprescindível, a ministra disse que vai se reunir  com o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto para estudar ações que possam minimizar o problema da seca na região. “A ação tem de ser conjunta, não pode ser dispersa. Os ministros, toda segunda-feira, sentam para discutir as ações que podem realizar”, disse.

“Quem cuida da água é o Ministério do Desenvolvimento Regional, mas vamos conversar com o ministro [Gustavo] Canuto, ver as soluções que podemos trazer para a região”, acrescentou, defendendo também novas parcerias com os governos estaduais e os municípios.

Projeto social

Tereza Cristina disse que o governo não pretende acabar com projeto social sério, mas vai reavaliar aqueles em que o dinheiro some sem chegar a quem precisa.  Ela disse que vai contar ao presidente Jair Bolsonaro o exemplo de sucesso que encontrou em Cabaceiras. “Vou mandar alguém do ministério para conhecer vocês e replicar em outros municípios esse exemplo de gente guerreira, que fez da adversidade o sucesso. Vou dizer ao presidente que  temos casos de êxito no Nordeste e que precisamos apoiá-los. A região já tem muita que gente que transforma a adversidade em sucesso”, afirmou.

A ministra encerrou, no domingo (17), viagem de quatro dias ao Nordeste, tendo percorrido cidades do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, com a finalidade de planejar uma política dirigida ao semiárido e à região do país como um todo. Em março, deverá ir aos estados do Nordeste que não foram incluídos nesse roteiro inicial. A ministra viajou acompanhada do secretário de Agricultura Familiar do Mapa, Fernando Schwanke, e do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa.

Vai di Vinho

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Covid: Brasil tem 2º maior número de casos em 24h
Brasil
Entra em vigor lei que prorroga regras de reembolso de passagens aéreas
Brasil
Prints do WhatsApp Web não podem ser usados como prova, decide STJ
Brasil
Em viaduto, grupo ora pela prisão de serial killer
Brasil
Caça a 'serial killer do DF', chega ao nono dia com centenas de policiais
Brasil
CPI da Pandemia quebra sigilo de documentos com nomes de empresários
Brasil
Polícia encontra corpo de ex-parceiro de dupla de Cristiano Araújo
Saúde
“Não precisa que professores estejam vacinados”, diz Queiroga sobre aulas presenciais
Brasil
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
Brasil
Aneel prorroga proibição de corte de luz por inadimplência

Mais Lidas

Saúde
"É preciso dizer não", diz adjunta da saúde sobre festas na capital
Geral
Jovem de 27 anos morre após complicações da Covid-19
Polícia
Serial Killer: polícia encontra carta dizendo que muita gente deveria morrer
Saúde
Covid - Prefeitura abre cadastro para vacinação de adolescentes