Menu
Menu
Busca sábado, 20 de julho de 2024
Secovi - Julho24
Agronegócio

Tereza busca solução para problemas dos produtores do nordeste

A ministra aposta no exemplo de Israel, com tecnologia de dessalinização e reuso de água

07 fevereiro 2019 - 17h17Da redação

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, se reuniu na quarta-feira (6) com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins e com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, para discutir medidas para uso racional da água e tecnologias para a produção agropecuária no semiárido.

Israel é referencia em tecnologia de dessalinização, reuso de água para abastecimento e consumo da população e em agricultura irrigada. Nesse contexto, a idéia é agregar conhecimento, pesquisa e tecnologias produzidas no Brasil e em Israel por meio de um grupo de trabalho que será criado para buscar as melhores soluções aos produtores.

João Martins disse que a CNA tem um projeto com o Ministério da Agricultura para o desenvolvimento do Nordeste. “O desenvolvimento passa, principalmente, por melhorar o abastecimento de água e por levar tecnologia ao pequeno produtor. E o embaixador de Israel colocou à nossa disposição a mais recente tecnologia para proporcionar água a quem não tem água nem para beber”, disse João Martins.

Ao propor a criação de um grupo de trabalho para discutir propostas para desenvolver a produção do semiárido nordestino, o embaixador afirmou que as tecnologias produzidas por Israel de irrigação e uso da água podem ajudar no crescimento do agro brasileiro.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, informou que uma das ações do grupo será levar produtores e técnicos para conhecer as tecnologias que podem ser integradas pelos dois países para ajudar no desenvolvimento do Nordeste e gerar rentabilidade ao produtor rural do semiárido. De acordo com Carrara, o encontro entre a ministra e o embaixador foi um importante passo para “institucionalizar a parceria”.

Também participaram do encontro os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço; da Paraíba (Faepa), Mário Borba; de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra; do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares; o deputado Arthur Maia (DEM-BA), além de superintendentes e consultores.

Reportar Erro
Digix - Julho24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pantanal Tech MS
Agronegócio
Pantanal Tech MS acontece entre 28 e 29 de junho com painéis sobre mercado da carne
Foto: Divulgação
Agronegócio
Sindicato Rural realiza 1° evento carbono neutro do agro nesta semana
Imagem Ilustrativa
Agronegócio
CNA pede rejeição da MP do Equilíbrio Fiscal que 'mata' o agronegócio
MP do Pis/Cofins quebra segurança jurídica e "mata" agronegócio
Economia
MP do Pis/Cofins quebra segurança jurídica e "mata" agronegócio

Mais Lidas

Reprodução/Instagram
Esportes
Dispensado pelo Athletico, Bruninho Samudio assina com o Botafogo
A nova edição será neste sábado (20), em Campo Grande
Comportamento
'Desapega Campo Grande' vai reunir mais de 100 expositores com peças a partir de R$ 1
Copa do Brasil
Esportes
Oitavas de final da Copa do Brasil 2024: veja confrontos
Divulgação da nova loja na Capital
Comportamento
JD1TV: Nova loja de sex shop da Capital divide opiniões após divulgação inusitada