O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli decidiu hoje (8) revogar a liminar que mantinha o jornalista Ricardo Melo na presidência da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A decisão foi tomada após a publicação do decreto que alterou o Estatuto Social da EBC, publicado no dia 2 de setembro, no Diário Oficial da União. Com a decisão de Toffoli, o jornalista Laerte Rimoli, que havia sido nomeado em maio para o cargo, será automaticamente reconduzido à presidência da EBC.
Na decisão, motivada por um pedido da AGU ( Advocacia-Geral da União), Toffoli entendeu que o novo decreto fez com que a liminar perdesse efeito. Segundo o decreto, a Diretoria Executiva da empresa será composta por um diretor-presidente, um diretor-geral e quatro diretores, sendo que todos os membros serão nomeados e exonerados pelo presidente da República. Até então, o diretor-presidente da EBC tinha mandato de quatro anos com permissão para recondução. O decreto prevê que o prazo máximo de ocupação do cargo passa a ser de quatro anos, sem possibilidade de recondução.
"Ressalte-se, por fim, que essa conclusão se dá sem necessidade de qualquer consideração quanto à juridicidade da modificação legislativa e quanto às consequências dela advindas à ocupação do cargo de diretor-presidente da EBC pelo impetrante, uma vez que se trata de matéria superveniente à impetração e a ela prejudicial", disse o ministro.
Ricardo Melo foi exonerado do cargo pelo então presidente interino Michel Temer e recorreu ao STF, argumentando que a lei de criação da EBC prevê mandato de quatro anos para o cargo de presidente e impede a demissão fora das causas legais. Em junho, o ministro Dias Toffoli concedeu liminar determinando a volta de Melo ao cargo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Lula sinaliza veto ao projeto da Dosimetria

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização

Governo regulamenta modernização da CNH que reduz em até 80% custo de documentos








