A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou e promulgou a Emenda Constitucional nº 97, que estabelece um limite para o crescimento dos gastos do governo estadual até 2026. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17) e passa a valer para os próximos orçamentos do Estado.
Na prática, a emenda determina que as despesas do governo só poderão crescer conforme a inflação, com base na variação do IPCA, índice oficial calculado pelo IBGE. O objetivo é impedir que os gastos públicos avancem acima da capacidade da economia, reforçando o controle fiscal e o equilíbrio das contas estaduais.
O texto também fixa regras para a abertura de créditos suplementares e especiais, usados para reforçar o orçamento. Em 2026, esses créditos poderão atingir até 100% do valor do aumento do duodécimo registrado entre 2022 e 2023 para cada Poder e instituição. Além disso, o Poder Executivo fica proibido de repassar recursos acima dos limites estabelecidos pela nova regra.
A própria emenda prevê que as restrições deixam de valer a partir de 1º de janeiro de 2027, quando os dispositivos que tratam da limitação de gastos serão revogados. A Emenda Constitucional nº 97 foi promulgada pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), com assinatura dos deputados Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário, e Pedro Kemp (PT), 2º secretário. Segundo o governo, a iniciativa integra o esforço para manter a responsabilidade fiscal sem comprometer a prestação de serviços públicos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Thiaguinho é confirmado como atração da Expogrande 2026

Homem que matou para vingar a morte do irmão é condenado a 12 anos de prisão na Capital

Justiça limita cobrança do IPTU/2026 em Campo Grande e suspende majoração

Desembargadores mantêm prisão de acusado por homicídio ocorrido no Jardim Leblon

Prefeitura chama aprovados para vagas de merendeiro e monitor

MS registra queda de quase 86% nos focos de calor em 2025

Prazo de inscrições do Fies chega ao fim nesta sexta-feira

Homem que vingou morte do irmão enfrenta júri popular hoje em Campo Grande

Balneário de Bonito vai a leilão com lance inicial de R$ 15 milhões

Foto: Wagner Guimarães 



