O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) encerra 2025 destacando a modernização da infraestrutura física, considerada estratégica para garantir atendimento de qualidade, expansão dos serviços oferecidos e a segurança viária no Estado. A Diretoria de Engenharia do órgão apresenta um balanço com reformas em unidades, ampliação do modelo de atendimento integrado e investimentos em engenharia de trânsito.
A diretora de Engenharia do Detran-MS, Maria Moura, destacou o papel do setor na segurança pública das vias e na qualidade do serviço prestado.
“A engenharia de trânsito desenvolve um trabalho essencial para a segurança viária, reduzindo significativamente os índices de sinistros de trânsito por meio de sinalizações e planejamento eficiente. Nas agências, estamos nos empenhando para entregar ambientes cada vez mais adequados e acessíveis, com reformas que proporcionam maior qualidade de vida e produtividade no trabalho diário”, afirma.
Entre as ações estruturais, o órgão concluiu a reforma completa da agência de Angélica e realizou manutenção nas unidades de Dois Irmãos do Buriti e Terenos. Para dar continuidade às melhorias, foi licitada uma ata de manutenção predial válida para 2026.
O balanço também cita a expansão do modelo de Agência Integrada, desenvolvido em parceria com a Sejusp e outros órgãos estaduais, reunindo diversos serviços em um único espaço. O formato, iniciado no Comper Itanhangá, foi ampliado para a Agência Sede e para a Agência Híbrida de Dourados, que está em fase final de adequação. O modelo já opera em Corumbá, Santa Rita do Pardo e Shopping Três Lagoas, e deve chegar às unidades de Douradina e Shopping Campo Grande no primeiro trimestre de 2026.
Outra frente de atuação é a estrutura que sustentará a evolução digital do órgão, com a implantação de um novo Data Center na sede do Detran-MS, em Campo Grande. A entrega está prevista para dezembro de 2025, com início de funcionamento em 2026.
“Estamos entregando o novo Data Center do Detran-MS, que vai garantir uma segurança estrutural para toda a inovação tecnológica do órgão”, explica Maria Moura.
Na área de segurança viária, o Detran-MS realizou obras de sinalização horizontal e vertical nos municípios de Sidrolândia, Nioaque e Coxim. Em Corumbá, foi instalada uma nova estrutura de cruzamento semafórico para atender demandas do Corpo de Bombeiros e garantir maior fluidez e segurança no tráfego. Para 2026, já está em curso a licitação para atender 11 municípios com novas intervenções.
Mesmo com todos os municípios do Estado integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, que transfere a responsabilidade da segurança viária às prefeituras, o Detran-MS acompanha projetos prestando consultoria técnica, como em planejamentos de faixas de pedestres, redutores de velocidade e outras intervenções.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Para garantir 13º de médicos, MPT-MS defende penhora de bens da Santa Casa

Vídeo: Capivara vira atração ao observar vitrine no centro de São Gabriel do Oeste

Vídeo: Ataque de abelhas provoca correria e abandono de veículos no São Conrado

Campanha de negociação de dívidas com a Energisa termina no sábado (26)

Missa marca encerramento do Jubileu da Esperança neste domingo com interdições

Sexta-feira concentra último atendimento regular de agências antes do Ano-Novo

Vídeo: 'Sem a Santa Casa, a saúde do Estado entra em colapso', médico relata dificuldades

Nova aventura de Bob Esponja chega às telas no Natal

Agetran divulga interdições em Campo Grande até o fim do ano


Agência do Comper Itanhangá (Foto: Detran/MS)



