Menu
Menu
Busca sábado, 24 de maio de 2025
Cidade

'Cidade Empreendedora': Sebrae celebra resultados do programa em 36 municípios de MS

Pacote de soluções da entidade realizou um total de 65,9 mil atendimentos neste ano, com 11,8 mil empresas atendidas

03 junho 2024 - 18h19Brenda Leitte e Pedro Molina    atualizado em 03/06/2024 às 18h23

O Sebrae-MS celebrou os resultados do programa 'Cidade Empreendedora' em 36 municípios de Mato Grosso do Sul, com a realização de uma cerimônia nesta segunda-feira (3), que marcou o encerramento da iniciativa nas cidades. A solenidade, realizada no Gran Murano Buffet, em Campo Grande, contou com a presença de representantes da instituição, do presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, e das Prefeituras Municipais que aderiram ao programa.

Com ações que visam promover o desenvolvimento dos territórios a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o 'Cidade Empreendedora' é um pacote de soluções executado pelo Sebrae-MS, em parceria com as administrações municipais que se interessam em participar e são selecionadas via edital. Desde 2021, o programa é a principal estratégia da instituição para a melhoria do ambiente de negócios e transformação da economia.

“Temos 36 municípios que concluem as atividades do programa neste ano, porém, já atendemos, ao todo, 45 cidades, o que corresponde a mais da metade dos municípios de MS, impactando no desenvolvimento do Estado como um todo. Com esse trabalho, o Sebrae leva conhecimento para que a gestão pública possa ser menos burocrática e tornar o município um ambiente melhor para o pequeno empresário, além de incluir o empreendedor no processo de desenvolvimento e fomentar a geração de emprego e renda”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça.

Dos municípios atendidos, atualmente, 18 concluem o ciclo regular do Cidade Empreendedora, sendo que 11 deles começaram a ser acompanhados pelo Sebrae em 2022: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. As demais cidades ingressaram no programa em 2023 e são Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste.

Já as outras 18 cidades concluem o ciclo Expansão – uma segunda fase de acompanhamento oferecida pelo Sebrae desde 2023, após a finalização do ciclo regular, com ações voltadas para dinamizar a economia e promover a competitividade. Compõem o "Expansão" as cidades de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

“Eu tenho a convicção de que nós vamos buscar ao longo do tempo um índice de alfabetização cada vez melhor, de atendimento na saúde, de segurança pública, ações que só a cooperação Estado-Município pode entregar, essa ação do Sebrae [...] ela ajuda muito para que esse ambiente favorável de negócios aconteça no município”, afirmou o governador Eduardo Riedel. “É esse resultado que faz com que a gente tenha a terceira menor taxa de desemprego do Brasil, e que a gente caminhe, de maneira muito célere, para erradicar a pobreza extrema no nosso Estado”, completou.

Em 2024, 36 municípios foram alcançados pelo programa, que se encerra com um saldo total de 65,9 mil atendimentos, dentre eles 11,8 mil empresas atendidas através do 'Cidade Empreendedora'. A expectativa é que 7 carretas de capacitação, por meio do programa ‘MS Qualifica’, atendam 2.538 pessoas nos municípios até julho deste ano.

Líderes em movimento

A cerimônia de encerramento do programa 'Cidade Empreendedora' integra a programação do evento “Líderes em Movimento” voltado a lideranças de todas as regiões de MS, com o intuito de promover o compartilhamento de boas práticas e o diálogo sobre o papel que exercem na construção de uma sociedade melhor e no processo de desenvolvimento.

O evento trouxe as palestras “A excelência começa na liderança”, com Erick Penna – empreendedor e autor de dois best-sellers na área de encantamento de clientes, e “A fórmula da liderança”, com Léo Farah, especialista em gestão de crises e desastres, o qual fala sobre os aprendizados que obteve a partir das experiências adquiridas.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Landerson Correa Teixeira responde por tentativa de homicídio -
Justiça
Motorista que atropelou duas pessoas e arrastou uma no capô é condenado a 9 anos
 Adriane Lopes acompanhada da secretária Catiana Sabadin, do secretário de Licitações, André Brandão, e do diretor-presidente da Habitação, Cláudio Marques
Cidade
Adriane Lopes busca em São Paulo modelos para melhorias na Saúde
Identidade Visual MPMS -
Cidade
Servidores são investigados por acúmulo ilegal de cargos em Campo Grande
Landerson Correa Teixeira responde por tentativa de homicídio -
Justiça
Motorista que atropelou duas pessoas e arrastou uma no capô é julgado hoje
Foto: Diogo Gonçalves/Sectur
Cidade
Prefeitura abre inscrições para credenciamento de barracas no Arraial de Santo Antônio
Crianças estiveram no Detran-MS
Cidade
Detran-MS recebe visita de crianças em campanha por um trânsito mais seguro
Foto: Divulgação
Cidade
Ação auxiliará a população com a declaração do Imposto de Renda neste sábado
Paulo da Silva
Cidade
JD1TV: "As pessoas precisam conhecer a legislação de trânsito", diz presidente da Agetran
Uma das vítimas ficou no capô do carro -
Justiça
Motorista que atropelou duas pessoas e arrastou uma no capô vai a júri nesta sexta
Veículos foram considerados irregulares
Cidade
Mais de 98 ônibus "vencidos" serão substituídos na Capital

Mais Lidas

Marcos Venícius Moreira Molina foi preso logo após ser condenado -
Justiça
Por homicídio brutal, "Marquinho" é condenado a 13 anos de prisão em Campo Grande
O bebê foi resgatado pelos familiares
Polícia
Pais deixam bebê em boca de fumo para quitar dívida de R$ 150 em drogas
Samuel de Abreu Carvalho -
Polícia
Polícia finaliza investigação sobre assassinato no Tiradentes sem identificar suspeitos
Frio vem para derrubar as temperaturas mínimas em MS
Clima
Casaco e cobertor! Frio de 5°C e geadas chegam na próxima semana em MS